Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polo regional

Ciesp inaugura Polo de Mediação e Arbitragem

30 de Setembro de 2025 às 23:05
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Espaço vai funcionar na sede do Ciesp, no Alto da Boa Vista
Espaço vai funcionar na sede do Ciesp, no Alto da Boa Vista (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/9/2025))

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) inaugurou ontem (30), em Sorocaba, o Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

As Câmaras de Mediação e Arbitragem oferecem soluções extrajudiciais para conflitos empresariais, garantindo mais agilidade, confidencialidade e redução de custos. Para o setor produtivo, representam um instrumento estratégico de segurança jurídica e competitividade.

A inauguração contou com a presença da secretária-geral da Câmara, Lilian Bertolani; do diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; além de empresários, lideranças do setor produtivo e autoridades locais.

“A arbitragem é um método de solução de conflitos que funciona como uma alternativa ao Judiciário, mas com a mesma validade de uma sentença judicial, proporcionando maior celeridade, especialização e confidencialidade aos processos. Na mediação, o papel do mediador não é dar a solução, mas facilitar o diálogo entre as partes para que elas próprias construam um consenso. É um processo menos custoso e que preserva as relações comerciais”, explicou Lilian Bertolani.

Segundo ela, a Câmara Ciesp/Fiesp já administrou mais de 950 procedimentos de mediação, arbitragem e “dispute boards” ao longo de seus 30 anos de existência.

De acordo com o diretor do Ciesp Sorocaba, a novidade fortalece o ambiente de negócios da região. “Com a implantação do Polo Regional em Sorocaba, aproximamos o setor produtivo de soluções modernas e eficazes de resolução de disputas. Os polos de mediação e arbitragem abrangem muito mais do que apenas a indústria, atuando em diversos setores”.

Os serviços da Câmara podem ser solicitados por toda a sociedade, pessoas físicas ou jurídicas, em âmbito nacional ou internacional. A mediação também pode ser aplicada a conflitos em que a administração pública é parte.

O espaço funciona na sede da diretoria regional do Ciesp, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, Alto da Boa Vista.