Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maus-tratos

Delegada mapeia situações de abuso contra animais

30 de Setembro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Júlia: principais denúncias são de maus-tratos a cães
Júlia: principais denúncias são de maus-tratos a cães (Crédito: Júlia: principais denúncias são de maus-tratos a cães)

A delegada do Setor de Proteção Animal da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, Júlia Nunes, foca em mapear as situações de abuso contra animais na cidade. Ela assumiu a função em 15 de agosto deste ano.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, a delegada afirmou que o que mais chama a atenção são as denúncias de maus-tratos, especialmente contra cachorros e gatos, com registros esparsos envolvendo cavalos, coelhos e outros animais. Recentemente, foi feita uma grande apreensão de pássaros exóticos em situação de maus-tratos.

Júlia mencionou que a cidade enfrenta problemas com rinhas de galo, que estão sob investigação, e ressaltou que a população pode auxiliar com denúncias. Outro desafio recorrente é o aparecimento de animais silvestres. Atualmente, esses casos são direcionados para Barueri, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ou para Botucatu, ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas).

A Lei nº 18.184, promulgada em 21 de agosto deste ano, proíbe acorrentar animais, fora em situações excepcionais. Caso alguém observe cães, gatos ou outras espécies nessa condição, ou em outras formas de abandono, como exposição ao sol e à chuva, falta de alimentação e de hidratação, pode denunciar de forma anônima pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa). (Vernihu Oswaldo)