Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Ipem-SP fará verificação de radares na Raposo Tavares em Sorocaba e Araçoiaba da Serra

Aparelhos instalados nos km 82 e 111 passarão por checagem metrológica

30 de Setembro de 2025 às 15:45
Da Redação [email protected]
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública (Crédito: Divulgação/Ipem-SP)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai realizar, nesta quarta-feira (1º), a partir das 9h, a verificação metrológica de radares instalados na rodovia Raposo Tavares (SP-270), nos quilômetros 82 e 111, em Sorocaba e Araçoiaba da Serra. A ação é feita pela regional do Ipem em Sorocaba e tem como objetivo garantir que os aparelhos estejam registrando corretamente a velocidade dos veículos, conforme a legislação.

Segundo o órgão, a checagem é obrigatória uma vez ao ano ou sempre que o equipamento passa por reparo. Apenas radares verificados pelo Ipem podem ser usados para a aplicação de multas.

A vistoria dura entre 20 minutos e uma hora e envolve fiscais do instituto e a equipe da empresa responsável pelos aparelhos. Durante o procedimento, uma viatura equipada com medidor de velocidade de alta precisão, previamente calibrado, passa pelo radar em cinco velocidades diferentes. Os resultados obtidos são comparados com os registros feitos pelo equipamento em teste.

Se aprovado, o radar recebe um certificado válido por um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável é notificada a corrigir as falhas, e o equipamento é interditado até a regularização.

De acordo com o Ipem-SP, em 2024 foram verificados 5.028 radares em todo o estado. A fiscalização busca manter a confiança entre cidadãos e o poder público, garantindo que as multas sejam legítimas.

A autarquia ainda lembra que, em caso de chuva, a ação pode ser cancelada. Também há possibilidade de adiamento por solicitação de agentes de trânsito ou da empresa responsável.

O que será verificado

Os equipamentos podem ser do tipo radar de micro-ondas (efeito Doppler), óptico (laser), de sensores na via ou móveis/portáteis. Todos devem ser submetidos à verificação periódica do Ipem-SP, que avalia desde o dispositivo de detecção até o registro fotográfico da infração.

Outras informações sobre a situação de cada radar podem ser consultadas no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE): https://servicos.rbmlq.gov.br(Da Redação)