Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tratativas

Trabalhadores da Toyota aprovam layoff em assembleia eletrônica

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, mais de 96% dos funcionários votaram a favor

28 de Setembro de 2025 às 14:12
Da Redação [email protected]
Funcionários poderão votar até este domingo (28)
Com a aprovação, o acordo entra em vigor já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início em 1º de outubro de 2025 (Crédito: Alisson Zanella (23/09/2025))

Os trabalhadores da Toyota aprovaram a proposta de layoff apresentada pela montadora. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) de Sorocaba e Região, que abriu, na manhã de sexta-feira (26), uma assembleia eletrônica para votação. De acordo com a organização, mais de 96% dos funcionários votaram a favor do acordo.

A proposta apresentada pela empresa garante estabilidade no emprego e pagamento integral do Programa de Participação de Resultados (PPR). Ainda segundo informações do SMetal, os 4.492 trabalhadores aptos a votar, 3.709 participaram. 

"Com a aprovação, o acordo entra em vigor já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início em 1º de outubro de 2025. Portanto, a partir de 21 de outubro, será implementado o layoff, com possibilidade de prorrogação mensal por até 150 dias", informa o sindicato.

Um dos pontos centrais da negociação, ainda conforme o SMetal, foi a garantia de que todos os trabalhadores que recebem salário bruto de até R$ 10.000,00 terão 100% do pagamento líquido preservado durante o período do layoff.

O que diz a Toyota...

Em nota enviada ao Cruzeiro do Sul na tarde deste domingo (28), a montadora informou que já iniciou as tratativas com os sindicatos, em busca de alternativas que visem à manutenção dos empregos dos colaboradores das unidades produtivas de Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba. "As propostas serão apresentadas, a partir deste domingo (28), para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial", destacaram.

A respeito da planta de Porto Feliz, a Toyota ainda comunicou que o levantamento de danos prossegue com bastante cuidado. Em uma primeira análise, a retomada da unidade de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).

Contexto

A medida foi necessária após os graves danos causados pela tempestade que atingiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz, responsável pela produção de motores. A paralisação da unidade impactou diretamente a fábrica de Sorocaba, onde são montados os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris.