Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo acesso

Via asfaltada liga Wanel Ville ao bairro George Oeterer, em Iperó

27 de Setembro de 2025 às 19:30
Thaís Verderamis [email protected]
Novo acesso tem 1,77 quilômetro e conta com iluminação
Novo acesso tem 1,77 quilômetro e conta com iluminação (Crédito: THAÍS VERDERAMIS (25/9/2025))

O bairro Wanel Ville, em Sorocaba, agora tem uma ligação asfaltada com o bairro de George Oeterer, em Iperó. O novo acesso é uma alternativa à avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba. O trecho tem 1,77 quilômetro e recebeu 118 postes de iluminação pública com lâmpadas de LED.

A pavimentação do trecho que compõe a avenida Professor Milton Almeida dos Santos, antiga estrada de George Oeterer e continuação da avenida Doutor José Caetano Graziosi, no Wanel Ville, foi inaugurada na semana passada..

A avenida passa por áreas rurais e com bastante vegetação. No entanto, as placas, os lotes terraplanados e algumas máquinas já anunciam a chegada de muitos novos empreendimentos. Logo após a inauguração não havia grande fluxo de veículos, pois muitos ainda não sabiam sobre o acesso asfaltado entre os dois municípios, mas futuramente a via deverá ganhar um movimento maior.

O fotógrafo Moisés Silva, de 41 anos, costuma frequentar a avenida pela paisagem. Ele trabalha fazendo fotos de veículos. Segundo ele, a pavimentação promete valorizar o trecho. “Nós fomos até lá embaixo por curiosidade para ver como está. Agora abriram todos esses terrenos, vai crescer muito aqui”, considera.

O aposentado Antônio Ferreira, de 71 anos, é morador do Wanel Ville 4. Todos os dias ele costuma passear com seus dois cachorros e acompanhou as obras. Segundo Ferreira, vai ser bom para a região. “Ficou bonito e ótimo. Eu acho que vai expandir muito o bairro, com a construção de condomínios.”

Por outro lado, o aposentado levanta pontos de atenção: o aumento do trânsito na região com o novo trecho que interliga as cidades, os novos empreendimentos que estão sendo construidos e a velocidade dos carros. Ele cita a preocupação com acidentes. Na via agora pavimentada há sinalização de solo, iluminação e o limite de velocidade é de 50 km/h.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), a via promete melhorar o tráfego, beneficiar os usuários que viajam de Sorocaba a Iperó e também os moradores e trabalhadores que passam pelo local.

Os serviços foram executados em parceria com a iniciativa privada, por medida mitigadora, com obra realizada pela Emais Urbanismo, sob a supervisão da Serpo.