Evento
População participa de pré-conferência da Defensoria Pública em Sorocaba
Propostas serão apresentadas na Conferência Estadual, em São Paulo
A Defensoria Pública de São Paulo realizou, neste sábado (27), a pré-conferência da Regional Sorocaba, etapa do X Ciclo de Conferências, série de eventos promovidos em todo o estado. O objetivo do encontro foi identificar as principais demandas da sociedade civil e abrir espaço para a participação popular na elaboração dos parâmetros que irão orientar o Plano de Atuação da instituição.
O evento, realizado a cada dois anos, aconteceu na sede da Defensoria Pública de Sorocaba, na Praça Carlos de Campos, no Centro. A regional também engloba as unidades de Itapetininga e Avaré.
Segundo Pâmela Urban Simões Drumond, diretora-geral da Defensoria Pública de Sorocaba, a sociedade civil teve a oportunidade de conhecer os temas e, em seguida, elaborar propostas. Ao final de cada pré-conferência, são eleitos delegados que representarão a população local na Conferência Estadual, marcada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na capital.
“Essa é uma oportunidade que a Defensoria dá para que as pessoas tenham voz ativa aqui dentro. Elas podem dizer o que querem de mudança, o que querem de melhoria. E é uma conferência realizada em todo o Estado de São Paulo, não apenas em Sorocaba”, explicou Pâmela.
As temáticas abordaram os seguintes eixos: cidadania, direitos humanos e meio ambiente; direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência; direitos do consumidor; diversidade sexual e de gênero; habitação, urbanismo e conflitos agrários; infância e juventude; política de atendimento e educação em direitos; promoção e defesa dos direitos das mulheres; situação carcerária; igualdade racial e defesa dos povos e comunidades tradicionais. (Da Redação)