Temperatura
Fim de semana deve esquentar em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra
Amplitude térmica será grande nos próximos dias
A temperatura deve esquentar em Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra neste final de semana. A amplitude térmica será grande nos próximos dias, com manhãs frias e tardes quentes na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A Defesa Civil do Estado informa que, entre sexta-feira (26) e domingo (28), haverá o retorno da massa de ar seco, favorecendo a elevação das temperaturas e a redução da umidade relativa do ar em grande parte do território paulista.
Na capital paulista, as manhãs terão sensação térmica mais amena, com possibilidade de frio relativo e ocorrência de nevoeiros, enquanto as tardes apresentam aumento de temperatura e sensação de calor. No interior, o calor será mais intenso, elevando o risco de incêndios florestais e demandando atenção redobrada da população.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Sorocaba, o calor volta a predominar, no sábado (27), a máxima será de 26°C e a mínima de 10°C. Já no domingo, os termômetros ficam entre 12°C e 28°C, uma amplitude de 16°C em ambos os dias.
Na cidade vizinha, Votorantim, o cenário não é muito diferente. A amplitude térmica também será grande, com diferenças de 16°C e 18°C respectivamente. O município registrará valores menores de 9°C nos dois dias, e maiores de 25°C no sábado, e 27°C no domingo. O clima seco se alterna com brisas mais frias, especialmente nas primeiras horas do dia.
Já em Araçoiaba da Serra, as manhãs continuam frescas e as tardes amenas, com brisas constantes. A cidade registra maior amplitude térmica, e os moradores devem sentir um friozinho leve logo ao amanhecer. No sábado, o sol predomina, aquecendo gradualmente até os 26°C, com marca inferior de 10°C. No domingo, o calor aumenta e com ele, o céu começa a ganhar densidade, com muitas nuvens. A previsão aponta registros que podem bater os 28°C, com valor abaixo dos 11°C. A amplitude também deve ficar entre 16°C e 17°C.
Pancadas de chuva e ventos
Na faixa leste do Estado, a incursão de ventos úmidos vindos do oceano poderá provocar pancadas de chuva isoladas, com acumulados moderados. Ao longo do período, observa-se um contraste típico de transição atmosférica, com manhãs mais frescas e tardes de calor intenso em grande parte do Estado. As informações são da Defesa Civil do Estado.
Condições de risco
Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, especialmente no interior paulista, o risco de incêndios florestais é elevado. A Defesa Civil reforça que é fundamental evitar qualquer prática que possa gerar fogo, como queima de lixo, restos de poda ou uso de fogo para limpeza de terrenos. A conscientização e colaboração da população são essenciais para minimizar os impactos ambientais.