Segurança
Governo estadual planeja reduzir as mortes em trânsito em 50% até 2030
Sorocaba teve 132 mortos em 2024; até agosto deste ano, foram registrados 84
O Governo do Estado de São Paulo planeja reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito em 50% até 2030. Essa meta está presente no 1º Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV -SP), apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) durante a Semana Nacional do Trânsito (SNT). Sorocaba teve 132 mortos em acidentes de trânsito em 2024, um dos números mais altos de SP. Até agosto deste ano, 84 mortes foram registradas.
Os dados são do Infosiga, o sistema de estatísticas de acidentes de trânsito do Detran-SP. Eles indicam também que a cidade teve 2.468 casos registrados em 2024 — sete acidentes por dia, na média. De janeiro a julho deste ano, já foram 1.308 ocorrências. A maior parte das vítimas são homens, de 18 a 24 anos.
O levantamento do Infosiga aponta ainda que Sorocaba ficou na segunda posição no ranking estadual de taxa de mortalidade no trânsito nos últimos 12 meses, atrás somente de Piracicaba — numa taxa de 17,33 mortes por 100 mil habitantes. Por conta dos altos números de acidentes, Sorocaba promoveu campanhas de conscientização no trânsito, envolvendo autoridades do Executivo e das forças de segurança pública.
Entre as medidas propostas nesse novo projeto estadual, estão: redesenho viário para pedestres e ciclistas; limites de velocidade adequados; fiscalização mais efetiva, socorro rápido em emergências e campanhas de conscientização. O plano também prevê incentivo à renovação da frota, uso de tecnologias de segurança e fortalecimento da rede hospitalar para atendimento a vítimas.
Em cinco anos, a iniciativa do Governo Estadual diz que prevê salvar cerca de 19 mil vidas. O documento, elaborado por órgãos estaduais e municipais com parcerias internacionais, reúne propostas para transformar a mobilidade paulista, com medidas de fiscalização, educação, infraestrutura e atendimento às vítimas. Desta forma, o PVS-SP surge como uma resposta para diminuir os impactos na saúde pública, social e econômica.
De acordo com Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, as mortes e lesões no trânsito sobrecarregam o sistema de saúde e geram custos altíssimos para a sociedade. Somente em 2024, segundo uma estimativa elaborada pelo Detran-SP com base na metodologia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os acidentes geraram um custo de R$ 12 milhões ao Estado.
“A proposta é que os dados e as boas práticas internacionais permitam a concentração de esforços num sistema mais eficiente de resgate de vítimas. O Estado assume a liderança, promove suas ações e, ao mesmo tempo, apoia os municípios na construção de cidades mais seguras”, explica Mantovani.
Atualmente, o PVS-SP está na quarta e última fase de elaboração: consulta pública. Até o dia 19 de outubro, a população pode contribuir com ideias, sugestões e pontos de atenção nesse mapeamento de segurança no trânsito.
“A participação da população é fundamental para ouvirmos a todos os envolvidos e assim criarmos uma estratégia mais efetiva e eficaz. Após isso, as manifestações recebidas serão consolidadas e a publicação do Plano, com as metas definidas, está prevista para ocorrer até o fim do ano”, informa a diretora de Segurança Viária do Detran-SP.
Visando reduzir os óbitos no trânsito em 50% até 2030, o 1º Plano de Segurança Viária é dividido em oito eixos temáticos: Gestão da Segurança Viária, Gestão da Informação, Vias Seguras, Educação, Comunicação, Fiscalização, Veículos Seguros e Atendimento às Vítimas.
“Esses eixos foram estruturados a partir das contribuições de diferentes órgãos em torno de um mesmo propósito: salvar vidas no trânsito. As principais estratégias vêm desse olhar e da atuação em conjunto”, destaca Roberta Mantovani.
As ações, por sua vez, serão divididas em períodos de curto, médio e longo prazo. Desta forma, até 2027, o foco do PSV, alinhado ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, será consolidar a própria governança, além de implementar ações urgentes e desenvolver projetos-piloto que sirvam de referência para as etapas seguintes.
No médio prazo, de 2028 a 2030, já alinhado ao PPA 2028-2031, o PSV vai intensificar as ações em escala ampliada, perseguindo a meta de reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito. Por fim, entre 2031 e 2025, em concordância com o PPA 2032-2035, serão aprofundadas as políticas de segurança viária, buscando posicionar São Paulo como referência nacional e internacional no tema. (Da Redação)