Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba

Vereadores votam hoje projeto sobre violência contra professores

22 de Setembro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dados preocupantes de agressões contra docentes motivam proposta legislativa
Dados preocupantes de agressões contra docentes motivam proposta legislativa (Crédito: TÂNIA REGO / AGÊNCIA BRASIL)

Os vereadores de Sorocaba discutem, na sessão de hoje (23), uma série de projetos que abrangem desde a prevenção da violência contra educadores até medidas voltadas ao bem-estar animal, além de homenagens, moções e propostas de valorização cultural.

Um dos principais destaques é o projeto de lei de Fernando Dini (PP), que propõe a criação de uma política municipal de prevenção à violência contra professores da rede municipal. A medida prevê campanhas educativas, afastamento de alunos agressores e até a criação de um serviço de disque-denúncia. Segundo o autor, a proposta responde a dados preocupantes de agressões contra docentes, que afetam não apenas os profissionais, mas também o desenvolvimento dos estudantes.

Na área de proteção animal, Alexandre da Horta (Solidariedade) apresenta o projeto que institui o “Certificado Chiquinho do Resgate”, destinado a homenagear pessoas e instituições que se destacam na defesa dos animais. Já Fábio Simoa (Republicanos) propõe a campanha “Outubro Caramelo”, com foco em castração, prevenção ao câncer em animais e conscientização sobre posse responsável.

A pauta também inclui temas ligados à cultura e ao patrimônio. Caio Oliveira (Republicanos), por exemplo, propõe o reconhecimento do Espaço Recreativo Central como Patrimônio Cultural Material da cidade. Já Rogério Marques (Agir) sugere incluir o “Domingo Solidário de Aparecidinha” no calendário oficial do município, valorizando iniciativas de voluntariado, acolhimento e inclusão social desenvolvidas no bairro. (Da Redação)