Tempo
Chuva retorna a Sorocaba e encerra período de 27 dias de estiagem
Pela manhã, conforme dados do Cemaden, a cidade acumulou 11,2 milímetros
Depois de 27 dias, a chuva voltou a cair em Sorocaba na manhã desta segunda-feira (22). Pela manhã, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade acumulou 11,2 milímetros. Até então, a última precipitação registrada na cidade tinha sido no dia 27 de agosto, com um total de 2,2 mm.
O acumulado desta segunda-feira, no entanto, é o maior desde o dia 28 de julho, quando choveu cerca de 7,2 mm. Apesar do volume modesto, a precipitação já contribui para melhorar o nível de umidade relativa do ar, que, desde o dia 11 de setembro, estava abaixo de 12%.
Agora, com a chuva, a expectativa é que a umidade relativa do ar aumente para 60%, de acordo com a previsão do Climatempo. Além disso, as temperaturas devem ficar mais amenas também, com máximas de até 25°C e mínimas variando entre 13°C e 15°C ao longo da semana.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a mudança de temperatura acontece em razão de uma frente fria que avança pelo território paulista nesta segunda-feira. Desta forma, há previsão de chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões.
Na região de Sorocaba, no entanto, dados do Climatempo indicam que precipitações devem acontecer somente na segunda-feira. Nos demais dias, o portal indica 0% de possibilidade de chuva.
Cuidados e Orientações
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça que a sequência de eventos — calor extremo e risco de incêndios no domingo (21), tempestades e ventos fortes na segunda-feira, e queda expressiva de temperatura na terça (23), poderá gerar alguns transtornos.
Entre as recomendações à população estão: atenção redobrada para objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, risco de destelhamentos e queda de árvores; cuidados redobrados para o litoral evitando atividades no mar durante a previsão e atenção com quedas de raio na faixa arenosa.
Além disso, o órgão estadual mobiliza, nesta segunda-feira, o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que funcionará presencialmente até às 18h.
Galeria
Confira a galeria de fotos