Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oftalmo

Campanha no BOS atende 200 crianças

20 de Setembro de 2025 às 20:00
Thaís Verderamis [email protected]
Sinais do retinoblastoma: reflexo branco na pupila (visível em fotos com flash) e estrabismo (olhos desalinhados)
Sinais do retinoblastoma: reflexo branco na pupila (visível em fotos com flash) e estrabismo (olhos desalinhados) (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

A campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, criada pelo jornalista Tiago Leifert e pela escritora Diana Garbin, atendeu no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), cerca de 200 crianças, para exames e conscientização contra o retinoblastoma, um tipo raro e agressivo de câncer ocular que atinge as crianças, mais comum até os cinco anos de idade.

Segundo a oftalmologista especialista em retina, Ana Carolina Araújo, de 41 anos, o exame é simples e quanto mais cedo o diagnóstico, melhor. “O retinoblastoma é um tumor da retina, maligno, mais comum na infância, e que é capaz de causar metástase. Daí vem a gravidade, porque a criança corre risco de perda de visão e também da perda de vida. Então, a gente realmente tem uma missão muito grande de diagnosticar precocemente para salvar, além da visão, a vida dessas crianças”, explica.

Para fazer o diagnóstico, basta dilatar a pupila e realizar o exame da retina. Se houver lesões e anormalidades, é detectado. A auxiliar de enfermagem Natassia Silva, de 36 anos, é moradora de Tatuí, e trouxe a filha Helena Campos, de 9 anos, para o exame.

“Ela veio encaminhada por uma questão de saúde, e acabou participando do assunto. Ela já passou por exames na nossa cidade, mas não como aqui, que foi bem completo”, conta a mãe. A Helena gostou da experiência. “Não doeu nada, só incomoda um pouquinho. Além disso, eu ganhei óculos divertidos, balão e pipoca”, conta. A pequena gostou da recepção preparada pelos funcionários.

A empresária Giovanna Gabriel, de 30 anos, também aproveitou para levar a filha, Manuella, de 5. “É bom fazer o exame por conta do retinoblastoma e também por outras questões de saúde também como o uso de óculos, hoje em dia que o uso de telas é maior”, explica.

O sinais do retinoblastoma são um reflexo branco na pupila (visível em fotos com flash) e o estrabismo (olhos desalinhados). Se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam os 90%.