Lazer e Esporte
Sorocaba define rotas de cicloturismo
As vias urbanas e rurais da zona leste de Sorocaba vão receber a implantação da rota de cicloturismo, denominada “Antonia Mitioko Goia”. A definição dos trajetos ocorreu na segunda-feira (15) em reunião com membros da Secretaria de Turismo (Setur). Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora também possuem percursos para o cicloturismo.
O mapeamento em Sorocaba teve início em junho e as inspeções nos itinerários propostos envolveram técnicos da Setur e o ciclista Bruno Machado, com 20 anos de experiência em competições. Após as visitas técnicas, foram definidos três trajetos.
O primeiro, denominado Rota Iniciante, terá extensão de 15,9 km, voltado às famílias como principal público. Formado por subidas moderadas e com paradas para contemplação, esse itinerário poderá ser cumprido até por crianças e idosos.
A Rota Intermediária é recomendada para ciclistas regulares, com 23,7 quilômetros em terreno misto (urbano e rural), tendo a gastronomia e produção local como atrativos. Por fim, a Rota Pró, com extensão de 44,7 quilômetros, para desempenho esportivo e ecoturismo.
Conforme a prefeitura, para finalizar o projeto e, na sequência, inaugurar a rota de cicloturismo, resta à Setur concluir trâmites ainda pendentes, como a instalação de placas de sinalização e a definição dos pontos de apoio.
Desde julho de 2023, Araçoiaba conta com duas ciclorrotas agro, que receberam o nome de Esconderijo do Sol e Horizonte Perdido, de 38 km e 26 km, respectivamente.
A Rota Esconderijo do Sol é a maior, com 38,1 quilômetros de extensão, que começa na paróquia Nossa Senhora das Dores, no Centro, vai até a rodovia Raposo Tavares, por estradas vicinais, e retorna ao ponto de partida. Já a trilha Horizonte Perdido tem 26,4 km. Começa na mesma igreja, cruza a Raposo, por estradas vicinais, e termina no local de início.
Em Salto de Pirapora são quatro rotas. As distâncias variam de 20 km a 35 km. Duas propriedades rurais dão apoio, servindo café da manhã quando há agendamento prévio. As rotas estão disponíveis no aplicativo Strava. (Da Redação)
PERCURSOS DA ROTA SOROCABA
Rota Iniciante (15,9 km): Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, av. Três de Março, av. Francisco Roldão Sanches, Estrada João Lopes, av. Três de Março e av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com subida moderada, ciclovias e acostamentos. Os atrativos são as paradas para contemplação e os espaços educativos.
Rota Intermediária (23,7 km): Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, av. Três de Março, av. Paulo Varchavtchik, Estrada da Figueira, av. Francisco Roldão Sanches, Estrada João Lopes, av. Três de Março, Estrada Leônidas do Amaral, Estrada do Mato Dentro, Estrada do Vinte e Cinco, Estrada João Lopes, av. Francisco Roldão Sanches, av. Três de Março, av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com subida moderada, ciclovias e acostamentos. Os atrativos são o lazer, a natureza e a gastronomia.
Rota Pró (44,7 km): Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, av. Três de Março, av. Paulo Varchavtchik, rua Miguel Ascêncio, rua Mathias de Albuquerque, av. Bandeirantes, rua José Sarti, Estrada Santa Maria do Povo, Estrada Dois Córregos, Estrada do Sol, Estrada de Inhayba, av. Bandeirantes, rua Mathias de Albuquerque, rua Joaquim Roque de Oliveira, rua São Judas Tadeu, rua Maria Augusta da Silva, rua Antônio Fratti, Casarão de Brigadeiro Tobias, rua Antônio Fratti, rua Maria Augusta da Silva, rua São Judas Tadeu, Estrada do Passa Três, Estrada do Vinte e Cinco, Estrada João Lopes, av. Francisco Roldão Sanches, av. Três de Março, av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Feita em terreno urbano e rural, com preponderância de trechos em terra. Os atrativos são o contato com a natureza, a gastronomia e o turismo ecológico e rural.