Tchau, calorão
Chegada de frente fria muda o tempo no Estado nos próximos dias
Entre domingo (21) e segunda-feira (22), previsão indica chuva forte, ventos, raios e até granizo
Após vários dias de umidade relativa do ar em níveis críticos e temperaturas elevadas, uma mudança no tempo está próxima. Entre domingo (21) e segunda-feira (22), a chegada de uma frente fria deve alterar as condições climáticas em boa parte do Estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O alerta foi emitido pela Defesa Civil neste sábado (20).
Segundo o órgão, o domingo (21) ainda será marcado por temperaturas elevadas, com máxima de 32°C em Sorocaba e baixa umidade relativa do ar, efeito característico do período pré-frontal. No entanto, durante a noite, a frente fria começará a se aproximar, trazendo os primeiros sinais de instabilidade.
Na segunda-feira (22), o sistema avança sobre o Estado, instaurando um cenário de instabilidade generalizada. A Defesa Civil alerta para chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, grande incidência de raios e possibilidade de queda de granizo.
Os acumulados de chuva devem ser significativos no Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Para quem planeja passar o fim de semana no litoral, há risco de ressaca devido ao aumento da agitação marítima.
Na terça-feira (23), as condições tendem a se estabilizar, mas o destaque será a queda acentuada das temperaturas. De acordo com o Climatempo, em Sorocaba, as mínimas devem chegar a 15°C e as máximas a 23°C.