Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atualizações

Trabalhadores que caíram de andaime têm alta médica

De acordo com a nota da construtora, os funcionários tiveram machucados leves e passam bem

19 de Setembro de 2025 às 13:27
Da Redação [email protected]
O gerente regional do Ministério do Trabalho, Ubiratan Vieira, afirmou que seis funcionários estavam no andaime no momento do acidente e apenas quatro ficaram mais graves
O gerente regional do Ministério do Trabalho, Ubiratan Vieira, afirmou que seis funcionários estavam no andaime no momento do acidente e apenas quatro ficaram mais graves (Crédito: Daniel Gouveia)

Os quatros trabalhadores que estavam internados, após caírem de um andaime na tarde desta quinta-feira (18), enquanto faziam a manutenção em um prédio em construção, no Jardim do Paço, já receberam alta médica. A informação é da construtora responsável pelo empreendimento, que acompanha o caso.

De acordo com a nota enviada ao Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (19), os funcionários tiveram machucados leves e passam bem. 

A construtora ainda informou que o empreendimento passou por vistoria técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na manhã desta sexta-feira e todas as documentações solicitadas foram entregues.

O MTE, por sua vez, comunicou que a fiscalização foi iniciada nas duas torres. Caso a empresa cumpra as notificações, as obras podem retornar na terça-feira (23). 

Relembre o Caso

Quatro pessoas foram socorridas após caírem de um andaime na tarde desta quinta-feira (18) enquanto faziam a manutenção em um prédio em construção, localizado na rua Vinte e Oito de Outubro, altura do número 370, no Jardim do Paço, em Sorocaba. Elas foram encaminhadas ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas caíram de uma altura de aproximadamente quatro metros. Um dos trabalhadores ficou preso nas ferragens e, no momento que o resgate foi chamado, não respondia a estímulos verbais. Outra pessoa que caiu, ainda segundo a corporação, sofreu fratura em membros superiores. Já os últimos dois envolvidos tiveram ferimentos leves.

Em nota, a construtora responsável informou que lamenta profundamente o incidente ocorrido no canteiro de obras do empreendimento e se solidariza com os quatros trabalhadores, contratados por empresa terceirizada: “A empresa terceirizada foi notificada sobre o ocorrido e segue prestando auxílio aos envolvidos, que foram encaminhados para uma avaliação médica completa. As causas do acidente serão devidamente investigadas.”

Devido ao acontecimento, a construtora ressalta que irá intensificar as ações de segurança do trabalho.

O gerente regional do Ministério do Trabalho, Ubiratan Vieira, afirmou que seis funcionários estavam no andaime no momento do acidente e apenas quatro ficaram mais graves, mas sem risco de morte imediato, segundo avaliação preliminar. Ele determinou a paralisação da obra a partir desta sexta-feira (19) e disse que, caso algum dos trabalhadores venha a falecer, o tempo de interdição será ampliado.

Vieira relatou ainda que a queda foi de aproximadamente seis metros e que os trabalhadores montavam justamente equipamentos de segurança quando uma bandeja quebrou. “Caíram todos. Só segurou um lá em cima. Foi uma altura de seis metros, mas o suficiente para machucar, porque caiu tudo em cima deles. Caiu a madeira e os equipamentos”, declarou.

Ele também informou que determinou a limpeza do canteiro e que um engenheiro especializado em segurança do trabalho irá vistoriar o local. “O excesso de acidentes acaba envolvendo quedas. Quatro de uma vez é um número alto”, disse.

Galeria

Confira a galeria de fotos