Dinheiro público
Audiência em Ibiúna debate finanças e orçamento estadual
Deputados discutem propostas sobre os valores de 2026 para o Estado de São Paulo
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, será sede da Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a partir das 18h de hoje (19). Serão discutidas propostas para o orçamento estadual 2026, com a presença dos deputados.
A Alesp está levando os debates sobre o uso da verba estadual do ano que vem para várias cidades paulistas, e ibiunenses poderão acompanhar de perto o debate da vez na Casa Legislativa, localizada na rua Maurício Barbosa Tavares Elias, 314, bairro Vergel do Una (a cidade fica cerca de 55 quilômetros de Sorocaba). Além disso, há a possibilidade do cidadão participar pela internet, pois haverá transmissão pela TV Câmara On-line.
O ciclo de reuniões, realizado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, começou em 7 de agosto, no município de Rosana, e será encerrado em São Paulo, no dia 15 de outubro.
Comissão de Finanças
“Todos serão bem-vindos!”, afirma o presidente da Câmara de Ibiúna, vereador Paulinho Dias. Ele disse que Ibiúna ter sido escolhida como uma das sedes para os debates orçamentários é “uma honra e um privilégio, pois nossa população terá a oportunidade de conhecer antes e opinar sobre o emprego da verba estadual de 2026.”
As audiências públicas são espaços de diálogo, onde as demandas regionais são colhidas, sistematizadas e levadas como propostas para serem debatidas e incorporadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Esses tipos de eventos são realizados anualmente para ouvir diretamente da população as demandas das mais diversas regiões para a elaboração dos contas e finanças do ano seguinte. O objetivo é ter um maior conhecimento das reais necessidades específicas de cada município e região.
“É um momento único para população, lideranças, prefeitos, vereadores, e sociedade civil organizada discutirem o orçamento do Estado de São Paulo. Cada cidade e região tem a sua particularidade. Então, ouvindo a população lá na ponta, conseguimos planejar e elaborar um orçamento melhor, mais bem distribuído e mais humano”, afirma o deputado Gilmaci Santos, presidente da Comissão, e também líder do Governo na Assembleia.
No ano de 2024, a Comissão de Finanças conseguiu a liberação de emendas de até R$ 2 milhões para os municípios e regiões que receberam as audiências. As emendas totalizaram, no ano passado, R$ 40 milhões.
“Neste ano está sendo pago esse valor aos projetos apresentados durante as audiências do orçamento. Um exemplo são os recursos para as Santas Casas, que atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), obras em escolas, e apoio a diversas instituições de saúde”, diz o deputado Luiz Claudio Marcolino, vice-presidente da CFOP.
Audiências municipais
No dia 25, serão realizadas as audiências municipais quadrimestrais, tradicionalmente feitas para debater as metas orçamentárias e a saúde pública de Ibiuna. (Da Redação)