Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde pública

SUS Paulista aumenta hospitais beneficiados em Sorocaba

Cidade conta atualmente com 9 estabelecimentos médicos recebendo recursos do programa

16 de Setembro de 2025 às 21:45
Tom Rocha [email protected]
Secretaria de Estado da Saúde diz que lista atualizada sai ainda este mês; intenção é reduzir filas em hospitais
Secretaria de Estado da Saúde diz que lista atualizada sai ainda este mês; intenção é reduzir filas em hospitais (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE SP)

Sorocaba terá a inclusão de mais hospitais na Tabela SUS Paulista, promete o Governo de São Paulo. Atualmente, a cidade conta com nove estabelecimentos médicos recebendo recursos do programa, mas o número pode aumentar, graças a uma ampliação que vai abranger até 70 cidades.

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), “a lista das unidades beneficiadas (de Sorocaba) ainda não está disponível, pois depende da publicação da Resolução no Diário Oficial do Estado (DOE), mas todos os hospitais públicos municipais serão contemplados.” A previsão é que isso ocorra ainda em setembro.

A Prefeitura de Sorocaba, questionada a respeito das unidades médicas consideradas como hospitais municipais, segundo o critério do Executivo Estadual, afirma que “o município de Sorocaba não possui hospital público municipal sob gestão direta da Secretaria da Saúde em vigência. Atualmente, contamos com hospitais contratualizados, que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênios e contratos firmados com o município. É importante destacar que esses hospitais já vêm sendo contemplados pela Tabela SUS Paulista desde o início da sua implementação pelo Governo do Estado.”

Em Sorocaba, quem recebe atualmente esses recursos do SUS Paulista são: Hospital Santa Lucinda, Hospital Santa Casa de Misericórdia, UPA Pré-atendimento Zona Leste, Gpaci, Top Imagem, Unimed, Afip Sorocaba, Hospital Amhemed de Sorocaba e Íris Instituto de Radiologia. A compilação é de janeiro e agosto deste ano, obtida por meio da plataforma digital Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde - Nies. Logo, a expectativa é que esse número aumente.

Mais de 100 hospitais em cerca de 70 cidades

Lançada no 67º Congresso Estadual de Municípios, em São Paulo, no dia 26 de agosto, a iniciativa inédita da SES contemplará mais de 100 hospitais em cerca de 70 cidades, com foco na atenção primária e especializada.

A Tabela SUS Paulista atingiu em agosto de 2025 um acumulado de mais de R$ 6,7 bilhões em repasses para Santas Casas e entidades filantrópicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. Com a expansão, os hospitais municipais começarão a receber repasses adicionais para o financiamento de procedimentos de média e alta complexidade. Os recursos serão transferidos de acordo com a produção registrada nos sistemas oficiais do SUS.