Deic
Operação policial contra facções cariocas cumpre mandado em Sorocaba
Dois homens foram presos; equipamentos antidrones e bloqueadores de sinais foram apreendidos
A Polícia Civil do Rio de Janeiro e de São Paulo deflagraram a operação “Sinal Livre”, voltada ao combate da comercialização e distribuição de antidrones e bloqueadores de sinal utilizados por facções criminosas na capital fluminense. Sorocaba foi uma das cidades em que ocorreram as ações policiais.
Na manhã deste sábado (13), a Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba cumpriu dois mandados de busca e apreensão em um condomínio de alto padrão na cidade. A investigação, iniciada pela polícia carioca, apontou que os alvos estariam ligados a crimes de associação ao tráfico de drogas e organização criminosa.
Segundo os investigadores, os suspeitos forneciam jammers e antidrones — dispositivos usados para neutralizar drones policiais em áreas dominadas pelo tráfico, dificultando monitoramento e ações de investigação.
A operação contou com cerca de 30 policiais civis dos dois estados, apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o uso de oito viaturas.
Durante a ação, dois homens foram presos em flagrante por receptação qualificada. Foram apreendidos antidrones, bloqueadores de sinais de drones, jammers, rastreadores, celulares, dinheiro em espécie e outros itens de origem criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, os equipamentos seriam oriundos possivelmente da Ucrânia e eram empregados para inviabilizar operações de segurança em áreas de atuação de facções criminosas no Rio de Janeiro. (Da Redação)