Tempo
Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar no interior de SP
Ar seco causa problemas de saúde e risco maior de incêndios na vegetação
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu ontem (10) à tarde o terceiro alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12%, por meio do sistema Cell Broadcast. A mensagem foi direcionada para moradores de 466 municípios paulistas das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos, Franca, Itapeva, em situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.
O texto do alerta severo da Defesa Civil enviado aos celulares informa: “Seu local está com umidade do ar em emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação.”
A tecnologia de mensagem de alertas integra a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. A recomendação é beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidificar os ambientes internos e jamais fazer queimadas.
O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista, informa a Defesa Civil.
Conforme a previsão meteorológica, após a passagem de uma frente fria pela costa paulista, as temperaturas entram em declínio a partir de amanhã (12), mantendo a sensação de frio ao longo do fim de semana. Volta a esquentar, porém, no decorrer da próxima semana.
Calor
Na segunda-feira (8), a cidade de Pedro Gomes, em Mato Grosso do Sul, registrou a temperatura de 41,3C, de acordo com o Climatempo. Essa foi a segunda maior temperatura no Brasil medida oficialmente em 2025, empatando com o Rio de Janeiro que também registrou esta temperatura no dia 17 de fevereiro. O recorde de maior temperatura no Brasil este ano, até agora, é de 41,4C em Cuiabá, no dia 3 de setembro. Cuiabá registrou 41C novamente na segunda-feira.
A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro. O inverno está sendo marcado por grandes variações de temperaturas, inclusive com a ocorrência dos chamados veranicos, que são períodos de calor que ocorrem fora de época. (Da Redação)