Segurança pública
7º BPM/I de Sorocaba tem novo comandante
O 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), com sede em Sorocaba, tem novo comandante: o tenente-coronel Ronaldo Cézar Possato Venâncio. Ele assumiu o cargo na segunda-feira (8), após chefiar o 2º Batalhão de Choque da capital paulista. A troca de comando foi oficializada em resolução publicada na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo na sexta-feira (5) passada.
Venâncio substitui o tenente-coronel Fábio Haro, que estava à frente do 7º BPM/I desde 30 de dezembro de 2024. Haro, agora, passa a ocupar a Chefia do Estado-Maior do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), com sede também em Sorocaba. “Unidade que coordena os nove batalhões que atuam nos 78 municípios de nossa região”, explica Haro, ao comentar a nova função.
Ao se despedir do comando do 7º BPM/I, ele destacou o trabalho em equipe e a integração com outras instituições. “A equipe de oficiais e praças que compõe o efetivo do batalhão é sensacional e isso torna muito mais simples, para o comandante, alcançar bons resultados com um time de primeira linha”, ressalta.
Ainda conforme Haro, outro fator que tornou a responsabilidade de cuidar da segurança de Sorocaba bem mais leve foi a parceria com as demais instituições. “Nossa cidade vive um momento abençoado por poder contar com bons profissionais na Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Mobilidade, Judiciário, Ministério Público e no poder público municipal. Nessa trajetória, acabamos fazendo bons amigos.”
Reforço no policiamento
Desde 15 de agosto, Sorocaba passou a ser atendida também pelo recém-criado 55º BPM/I, que se integra ao 7º BPM/I para atuar na segurança dos mais de 700 mil moradores da cidade. A nova unidade contará com 383 policiais militares, que serão integrados gradualmente até a implementação total, prevista para o próximo ano.
Atualmente, o batalhão funciona provisoriamente em um imóvel na avenida General Osório e sua sede definitiva será instalada na avenida Chico Xavier, no bairro Habiteto, zona norte do município. Além dos dois batalhões, Sorocaba também conta com uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Com a implantação do 55º BPM/I, o CPI-7 passa a contar com nove batalhões da Polícia Militar, com sedes em Sorocaba, Votorantim, Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva e Itu. Todos são responsáveis pelo policiamento dos 78 municípios da região.
O CPI-7 também exerce funções administrativas, como o fornecimento de meios materiais para as atividades operacionais, além de atuar no planejamento e na definição de metas estratégicas para o policiamento regional.
Galeria
Confira a galeria de fotos