Planejamento
Creche noturna ainda está sendo planejada, diz prefeitura
Funcionamento de duas unidades, até 22h, foi anunciada para outubro
A Prefeitura de Sorocaba ainda não tem informações detalhadas sobre as creches noturnas que foram anunciadas em 27 de agosto. Previstas para começarem em outubro, a administração municipal afirmou que “o projeto referente à implantação das creches noturnas encontra-se em fase de estudo e planejamento, o que envolve a análise da viabilidade técnica, pedagógica e estrutural dos prédios.”
Mães de crianças que precisam deixá-las em creches por causa do trabalho dizem que abrir as creches no horário normal em julho, quando elas fecham devido ao recesso, também ajudaria.
O comunicado do lançamento da prefeitura afirmava que duas unidades de creches municipais funcionarão até as 22h, permitindo que os pais possam deixar as crianças em segurança enquanto cumprem compromissos profissionais ou pessoais. O projeto tem como objetivo oferecer apoio às famílias que necessitam de atendimento educacional para seus filhos no período noturno. A reportagem pediu informações sobre como realizar o cadastro e quais serão as unidades escolares contempladas, mas o Paço informou que “(...) tão logo o projeto esteja finalizado, as informações serão oficialmente divulgadas à imprensa e a população.”
Elaine de Oliveira Arruda, 36 anos, é auxiliar de farmácia hospitalar e trabalha no horário noturno. Ela é mãe de Gustavo, que tem 3 anos. No seu entendimento, se a intenção fosse realmente melhorar a situação das mães que precisam de creche, “poderiam diminuir o tempo de recesso de julho, que é o mês todo, sem necessidade alguma”. Para Elaine, “considerando que a creche é para ser apoio da mãe que precisa trabalhar, não há razão de quebrar essa rotina com essa suspensão de serviço, prejudica mães como eu por exemplo, que precisam continuar trabalhando durante as férias e não tem onde deixar os filhos”, analisa a auxiliar, que já deixa Gabriel em creches desde os quatro meses de idade.
Apesar de poder aproveitar o horário de atendimento quando implantado, Elaine levanta também a questão das crianças ficarem especificamente neste horário. “Fico em dúvida se isso seria bom realmente para elas. Tanto os bebês quanto as crianças, estão em constante desenvolvimento físico e neurológico, e ter uma rotina tanto durante o dia quanto uma rotina de sono é fundamental nesse período”, aponta. (Da Redação)