Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conscientização

Proposta incentiva uso da seta em Sorocaba

08 de Setembro de 2025 às 21:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
Projeto prevê campanha para evitar descumprimento de regras básicas de trânsito
Projeto prevê campanha para evitar descumprimento de regras básicas de trânsito (Crédito: ARQUIVO JCS)

Vereadores de Sorocaba devem votar 12 projetos que abrangem iniciativas de conscientização em áreas como saúde animal, trânsito e proteção às mulheres. A sessão acontece na manhã de hoje (9).

Retorna para votação o projeto de lei nº 407/2025, do vereador Dylan Dantas (PL), que institui a campanha permanente de conscientização no trânsito “Dê a Seta, Sorocaba”, incentivando motoristas a adotar práticas mais seguras no dia a dia, a fim de evitar acidentes. A proposta prevê ações educativas sobre o tema nas escolas e meios de comunicação, bem como por meio de intervenções urbanas.

Para o vereador, o comportamento de muitos motoristas em Sorocaba se caracteriza por negligência com regras básicas de trânsito. “O não uso da seta é símbolo desse desrespeito cotidiano, muitas vezes banalizado, mas com consequências fatais”, avalia Dantas.

Na área de segurança e cidadania, será apreciado o projetoi nº 7/2017, de Fernanda Garcia (PSOL), que cria a Patrulha Maria da Penha em Sorocaba. São previstas visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir eventuais atos de violência.

O projeto nº 451/2025, de Rodolfo Ganem (Podemos), propõe a criação da “Semana de Conscientização e Prevenção de Doenças em Animais Domésticos Idosos”, a ser incluída no calendário oficial da cidade. A proposta busca orientar tutores sobre os cuidados necessários com cães e gatos em fase avançada da vida. Outro projeto do mesmo tema é o de nº 360/2025, de Jussara Fernandes (Republicanos), que institui a política de incentivo à adoção de animais do Canil Municipal, denominada “Adota Pet”.

Iniciativa de Fábio Simoa (Republicanos), por meio do projeto nº 416/2025, que cria a Carteirinha de Identificação para Pacientes de Cannabis Medicinal, buscando dar mais segurança jurídica e praticidade no acesso ao tratamento.

Além disso, a sessão discutirá a regulamentação da política de incentivo à adoção responsável de animais, bem como projetos voltados ao fechamento de ruas sem saída e alterações em denominações já existentes. (Da Redação)