Política
Pedido de cassação de Tatiane é protocolado
Um pedido de cassação do mandato da vereadora Tatiane Costa (PL) foi protocolado nesta segunda-feira (8) na Câmara de Sorocaba. A denúncia, por apologia à tortura, foi feita pelo professor Raul Wallace Amorim Carvalho. Em um vídeo divulgado nas redes sociais do movimento social Tumulto Popular, ele afirma que a vereadora publicou uma foto segurando um livro que exalta o coronel Carlos Brilhante Ustra, condenado por tortura praticada durante a ditadura militar. O pedido passará por análise jurídica na Câmara.
A publicação de Tatiane teria sido feita em 4 de setembro. Segundo o professor, a atitude representa uma quebra de decoro da vereadora. “Coronel Ustra foi um militar condenado por torturar dezenas de pessoas durante a ditadura e, quando Tatiane o exalta em suas redes sociais, ela pratica o crime de apologia à tortura previsto na Constituição”, ressalta Carvalho. Além do pedido de cassação, o professor informou que também será apresentada ao Ministério Público uma notícia-crime, solicitando uma investigação.
Tatiane disse ontem que tomou conhecimento do pedido e que não daria declaração a nenhum veículo de comunicação, mas que fará um pronunciamento nesta terça-feira (9) durante a sessão ordinária da Câmara, no tempo destinado às lideranças dos partidos.
Esta é a sexta denúncia contra a vereadora. A primeira representação foi feita em 19 de março por Rodrigo Varanda Nogueira, morador de Sorocaba. Segundo o documento, a vereadora teria utilizado a “sua posição pública e suas redes sociais para promover ideologias armamentistas”. Em uma das publicações, a vereadora estava ao lado de um piano segurando duas armas.
Entre as outras denúncias, está a do vereador Cícero João (Agir), referente a um comentário da vereadora sobre um “teatro de tesouras” no plenário e fora dele em um vídeo para as redes sociais. Em nota enviada ao Cruzeiro do Sul em 24 de março, ele destacou que “houve grave acusação por parte de Tatiane Costa quanto à conduta ética dos vereadores municipais, seja de gestões passadas, quanto da atual, o que é inadmissível”.
Sobre o “teatro das tesouras”, Tatiane fez, após exigência da Comissão de Ética, uma retratação nas redes sociais. Todos os casos foram arquivados. (Da Redação)