Buscar no Cruzeiro

Buscar

Independência do Brasil

Momentos de emoção e alegria marcam evento cívico de 7 de setembro

07 de Setembro de 2025 às 12:50
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Evento cívico de 7 de setembro
Evento cívico de 7 de setembro (Crédito: Gabrielle Camargo Pustiglione)

A manhã deste domingo, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi marcada por uma bela cerimônia em Sorocaba. A prefeitura promoveu o ato cívico, reunindo estudantes, instituições, forças de segurança e a comunidade em um momento solene de homenagem e patriotismo.

O evento teve início com hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba com a participação especial da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior) e da cantora e servidora pública Alyne Moura, tocando e entoando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, a secretária de Governo, Samyra Toledo, representou o prefeito Rodrigo Manga no evento.

O Desfile Cívico encantou o público presente que chegou logo cedo e ficou na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes para prestigiar o tradicional desfile. Várias instituições civis e militares participaram, entre clubes de escoteiros, entidades e órgãos de segurança pública da cidade, dentre elas, os motorizado: Polícia Militar – CPI-7, Marinha do Brasil, Polícia Militar – Baep, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica de Sorocaba, Guarda Civil Municipal (GCM), Autoescola Universo, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp), Polícia Civil – Deinter e City Tour.

Também participaram do desfile, mas a pé as seguintes instituições: Banda Regimental de Música do CPI-7, Marinha, Fuzileiros Navais, Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, GCM, Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra, Pelotão da Polícia Militar, JBA – Polícia Militar, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, Grupo Escoteiro do Mar Agnes Baden/Powell, Grupo de Escoteiro Terra Rasgada, Grupo de Escoteiro Rekôy, Grupo de Escoteiro Tobias de Aguiar, Grupo de Escoteiro Sorocaba Oeste, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo, Grupo de Escoteiro Ipanema, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo de Escoteiro Santana, Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Aventureiros e Desbravadores, Legião da Boa Vontade, Associação Crianças de Belém, Oficina de Integração Céu Azul, Casa do Menor de Sorocaba, Guarda Mirim, Colégio Akalanto, Ordem Demolay de Sorocaba e Região, Assembleia Nova Era da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, Grupo de Patinadores de Sorocaba, Grupamento de Bombeiros Civil do Brasil, Dom Bosco, Narcóticos Anônimos e Rotary.

O evento contou com famílias que foram prestigiar o ato cívico que durou cerca de duas horas.

A escoteira Micaela dos Santos Farias, de 15 anos, participa do desfile cívico desde os seis anos e o irmão Felipe, de oito anos, já segue os passos da irmã e desfilou pela primeira vez. Para a família participar deste momento é de muito aprendizado, história, exemplo pra vida.

Moradora de Sorocaba, a fisioterapeuta Fabiane Moreno, de 40 anos, levou pela primeira vez os filhos Luca, de três anos, e Lara, de sete, para prestigiar o evento. "Muito lindo. Emocionante. Um momento conhecimento e ensinamento".

“Foi muito legal prestigiar o ato cívico, as crianças puderam conhecer um pouco mais das forças armadas de Sorocaba, dos grupos de escoteiros e das ONGs. Amaram ver os veículos militares e as fanfarras. Foi uma manhã diferente e divertida para nós”, contou Aline Paradizo de Morais, 39 anos, mãe do Lucas, de oito anos, e Matheus Paradizo de Morais, dois anos.

Galeria

Confira a galeria de fotos