Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lixo

Sujeira ao redor do ginásio municipal causa mau cheiro

05 de Setembro de 2025 às 22:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
Moradores próximos reclamam do estado de abandono
Moradores próximos reclamam do estado de abandono (Crédito: ALISSON ZANELLA (5/9/2025))

O ginásio municipal de esportes Gualberto Moreira, na Vila Hortência, em Sorocaba, faz parte da história do município. Palco de grandes eventos esportivos desde a sua inauguração, em 22 de outubro de 1950, dali também surgiram muitos campeões.

No entanto, o entorno do ginásio não recebe os mesmos cuidados. Partes da estrutura lateral estão danificadas, e a área externa apresenta muita sujeira. No jardim, há roupas e sapatos jogados e pedaços de papelão. Até fezes se acumulam na parte externa, o que tem provocado um forte mau cheiro, afetando quem mora perto ou passa pela região.

A moradora Josefina Coló, de 75 anos, conta que há muitas pessoas em situação de rua vivendo no bairro e, muitas delas, se abrigam no entorno do ginásio. “Ali está totalmente abandonado. Ninguém suporta o cheiro. Telefonei várias vezes para limparem isso aqui e não me atendem. Tem cupim, olha como estão as telhas, a pintura, não fazem nada.”

Segundo Cláudio Antônio, tapeceiro, de 75 anos, há pessoas, inclusive, que dormem à noite dentro do ginásio. Ele ressalta também que já viu equipes do Humanização e da Guarda Civil Municipal (GCM) no local. “O Humanização leva, mas eles voltam. É difícil de resolver. Se der alguma coisa para eles comerem, eles largam aí a sujeira.”

Na frente do ginásio também há uma academia ao ar livre e brinquedos para as crianças, inaugurados há quase dois meses. De acordo com Josefina, devido ao forte cheiro, ela não consegue utilizar os equipamentos nem levar o bisneto para brincar. Além disso, apesar dos equipamentos serem novos, dois aparelhos já estão quebrados.

Vistoria

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que enviará equipe ao ginásio para “vistoriar os equipamentos da academia ao ar livre e tomar as devidas providências em caso de manutenção necessária”.

A Guarda Civil Municipal (GCM), em 2025, até o momento, realizou 512 patrulhamentos no ginásio municipal e registrou 28 atendimentos de ocorrências, incluindo abordagens sociais, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. “As rondas no bairro são feitas diariamente por equipe que atua na base da GCM no Parque dos Espanhóis, sendo que a Corporação não opera com base fixa no ginásio, com exceção de casos específicos, como eventos esportivos. Aliás, a GCM formou 97 guardas em agosto e tem outros 50 em treinamento, a integrar a tropa e reforçar a atuação em segurança na cidade, inclusive na Vila Hortência.

A administração municipal também informou que, com o apoio da GCM, também executa o programa Humanização, com ações diárias de abordagem social em todas as regiões da cidade, inclusive na Vila Hortência. “O local mencionado pela reportagem é visitado diariamente pelas equipes do Humanização. Inclusive, ontem (5), uma equipe foi até as proximidades do ginásio e recolheu diversos materiais inservíveis.”

A prefeitura ressalta que está disponível à população, para que informe sobre pessoas em situação de rua que necessitem de auxílio, o Humanizap (15) 99666-2636, que funciona 24 horas. (V.F.)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos