Vírus
Sagui com febre amarela é identificado em Salto
Um macaco sagui encontrado morto na região dos Jardins Imperador e Soberano, em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), testou positivo para febre amarela. De acordo com informações da prefeitura, o animal foi localizado no dia 17 de julho e, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, passou por necropsia. Amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a presença do vírus.
Em nota, a Secretaria da Saúde da cidade explicou que, com o resultado positivo foram adotadas medidas emergenciais de prevenção e controle. Entre essas medidas foi feita a nebulização na área onde o animal tinha sido encontrado morto, com o objetivo de eliminar o mosquito transmissor da febre amarela, Aedes aegypti, o mesmo da dengue, chikungunya e zika.
Ainda conforme a Prefeitura de Salto, a “‘Vigilância Ativa’ permite ao município identificar áreas de risco para saúde humana, executando ações de prevenção e controle”. A administração municipal ressaltou que, até agora, existe apenas o caso confirmado no animal e nenhum caso humano.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida por mosquitos, e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Entre os sintomas iniciais comuns estão início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Em Salto, a vacinação está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. Podem se vacinar pessoas a partir de 6 meses a 59 anos ainda não vacinadas, crianças de até 5 anos precisam de duas doses. Quem recebeu a dose fracionada também já pode vacinar com a dose completa. Idosos e gestantes podem se vacinar após avaliação médica.