Trânsito
Fórum debate mobilidade urbana em Sorocaba
Evento reúne profissionais que atuam nas esferas municipal, estadual e federal, além de especialistas e representantes de entidades
A 93ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana começou nesta quinta (4) e continua nesta sexta-feira (5), em um espaço de eventos no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. O encontro é voltado a profissionais que atuam nas esferas municipal, estadual e federal, além de especialistas e representantes de entidades e associações ligados ao setor de mobilidade urbana. O evento reúne estandes de empresas expositoras e uma programação com palestras.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), do secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, e do presidente da Câmara, Luís Santos. Também participaram o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil; o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia; o presidente da Urbs de Curitiba e do Fórum Nacional, Ogeny Maia; o diretor-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (Alaf), Jean Carlos Pejo; e o presidente do Fórum Paulista e da RPMobi Ribeirão Preto, Marcelo Santos Galli.
Para Paschoini, o Fórum é uma oportunidade de conhecer novas soluções e trocar experiências com especialistas de diferentes municípios do país.
“Você tem muitas cidades apresentando experiências. Temos todos os técnicos participando desse fórum e a intenção é justamente trocar experiências, ver qual cidade faz algo positivo ou negativo e identificar o que deu certo em cada lugar para que a gente possa melhorar”, destacou o secretário.
Segundo ele, Sorocaba também tem pontos positivos a apresentar, como as novas vias, a construção de viadutos e as interligações viárias. No entanto, ainda enfrenta o desafio de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
“Temos três aspectos importantes: fiscalização, educação para o trânsito e engenharia. É preciso melhorar sempre a sinalização da cidade e deixar muito claro para o motorista o que ele deve fazer e como deve fazer – aí entra a engenharia de tráfego. A fiscalização, sempre efetiva, com redutores de velocidade, agentes de trânsito, a Guarda Civil, radares e avanços semafóricos, para que as pessoas entendam que não podem desrespeitar as normas de trânsito, sob pena de serem multadas. E a educação para o trânsito, que não é só educar, mas também orientar e mudar o comportamento da população, porque, muitas vezes, a gente percebe que o condutor sabe que está fazendo errado mas continua fazendo errado, então é mudança de comportamento."
BRT Sorocaba
O BRT Sorocaba comemora cinco anos e foi apresentado no evento como um case de sucesso a ser levado para outras cidades. No fim da tarde desta quinta-feira (4), os participantes do fórum realizarão uma visita técnica nos terminais e no Centro de Controle Operacional (CCO), onde toda a frota é gerenciada.
Segundo o diretor de Relações Institucionais do BRT, Gustavo Barata, nesses cinco anos mais de 200 dirigentes do Brasil e de outros países vieram a Sorocaba conhecer o modelo. “O BRT é case de sucesso, Brasil e América Latina, é exemplo de mobilidade, diferente da grande maioria, o modelo de Sorocaba é modelo único, que é o operador foi quem realizou a obra do município. Então esse é o grande diferencial, esse é o sucesso.”
Barata também ressaltou que novos investimentos devem ser aplicados no sistema nos próximos anos. “Nós estamos falando em tecnologia e o grande diferencial do BRT Sorocaba é tecnologia, a mudança é constante, a evolução é constante, e nós temos aí mais quinze anos de contrato. Então seguramente ao longo desse tempo nós teremos inovações.” (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos