Buscar no Cruzeiro

Buscar

Legislativo

Câmara analisa projetos sobre saúde feminina e animais

Além dessas propostas, três matérias serão analisadas em segunda discussão

03 de Setembro de 2025 às 21:57
Cruzeiro do Sul [email protected]
A sessão ordinária da Câmara de Sorocaba desta quinta-feira (14) tem 27 projetos na ordem do dia
A sessão ordinária da Câmara de Sorocaba desta quinta-feira (14) tem 27 projetos na ordem do dia (Crédito: Divulgação Câmara de Sorocaba)

Dois projetos estão na pauta da sessão ordinária de hoje (4), na Câmara de Sorocaba, para votação em primeira discussão. Um deles institui a Semana de Conscientização sobre a Menopausa e o Climatério. O outro cria a Semana de Conscientização e Prevenção de Doenças em Animais Domésticos Idosos. Além dessas propostas, três matérias serão analisadas em segunda discussão.

A Semana de Conscientização sobre a Menopausa e o Climatério, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), tem como objetivo debater o tema sob a ótica da saúde pública, por meio de campanhas, seminários, palestras e outras formas de divulgação. A iniciativa deve ser realizada em outubro.

Também em primeira discussão, será apreciado o projeto do vereador Rodolfo Ganem (Podemos), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção de Doenças em Animais Domésticos Idosos, prevista para a primeira semana de outubro. A proposta visa promover campanhas que orientem os tutores na identificação de sinais de envelhecimento e no tratamento de possíveis doenças nessa fase da vida dos animais. O projeto também busca estimular a reflexão sobre a importância de não abandonar os pets, sobretudo os idosos ou com doenças degenerativas.

Segunda votação

Três propostas serão apreciadas em segunda votação. A primeira, do vereador Cláudio Sorocaba (PSD), declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba (Apae). A segunda, de Luís Santos (Republicanos), concede o mesmo reconhecimento ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). Já a terceira, de Cristiano Passos (Republicanos), autoriza o fechamento da rua sem saída João Ferreira da Silva, no trecho entre a rua Expedicionários e o final da via. (Da Redação)