Buscar no Cruzeiro

Buscar

"Integração Cuidar"

Projeto leva serviços de saúde gratuitos à comunidade do Carandá

Ao longo da manhã, moradores inscritos receberão atendimentos oferecidos por profissionais e estudantes

02 de Setembro de 2025 às 13:06
Da Redação [email protected]
Unidades básicas de São Paulo intensificam ações de saúde da mulher
A proposta é aproximar a comunidade dos serviços de saúde, oferecer orientações preventivas e cuidados essenciais

A região do Residencial Carandá, na zona norte de Sorocaba, recebe o Projeto "Integração Cuidar" neste sábado (6), das 10h às 13h30. Ao longo deste período, moradores receberão atendimentos gratuitos oferecidos por profissionais e estudantes da área da saúde. A ação acontece na Escola Municipal  “Prof.ª Renice Seraphim”, localizada na rua Iolanda de Carvalho.

Entre os serviços previstos, estão: teste de Snellen, para avaliação da acuidade visual; otosopia, com avaliação clínica do ouvido; medidas antropométricas, avaliando crescimento e desenvolvimento infantil; orientações médicas sobre verminoses e pediculose; verificação da pressão arterial e glicemia capilar, com rastreamento de doenças crônicas não transmissíveis; coleta de papanicolau; além de atividades voltadas ao cuidado emocional e promoção da saúde mental.

A proposta da iniciativa é aproximar a comunidade dos serviços de saúde, oferecer orientações preventivas e cuidados essenciais, de forma acessível, além de reforçar a integração entre saúde, educação e comunidade. A participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição pelo link.

O Projeto "Integração Cuidar" é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com as instituições de ensino Universidade Paulista (Unip) e Universidade de Sorocaba (Uniso), dentro do programa Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).