Saúde
Sorocaba confirma 5º caso de raiva em morcego
O registro ocorreu na Vila Barão, na zona norte; os outros quatro foram no Paineiras, São Carlos, Alto da Boa Vista e Vila Melges
O quinto caso de morcego com raiva em Sorocaba foi confirmado ontem (1°). De acordo com a prefeitura, o animal foi encontrado na Vila Barão no dia 27 de agosto. A partir desse dia, a Zoonoses passou a fazer as ações de bloqueio, ou seja, visitas a imóveis em um raio de 500 metros do local onde foi localizado o mamífero. Os demais casos ocorreram nos bairros Paineiras, São Carlos, Alto da Boa Vista e Vila Melges.
Conforme a municipalidade, as visitas dos agentes da Zoonoses consistem em orientações e entrega de folders sobre hábitos de morcegos, raiva e como proceder caso encontre um animal em situação anormal. Além disso, é feita a verificação nos imóveis para verificar possíveis abrigos desses animais e realizam uma busca ativa para identificar se algum cão, gato ou humano teve contato com morcego. Não há informações sobre a infecção em tais espécies.
Apesar desta verificação, a Secretaria de Saúde (SES) esclarece que não há risco imediato, visto que a atividade se trata de uma prevenção para evitar a transmissão da doença.
“Vale ressaltar que os tutores de todo o município devem manter as vacinas periódicas de seus animais. A Unidade de Vigilância em Zoonoses mantém dois postos fixos de vacinação para atender à população”, finaliza a nota.
Os pontos de vacinação antirrábica para cães e gatos em Sorocaba são: avenida Itavuvu, 5.830, no Jardim Hebert de Souza – agendamento: (15) 3222-2484 -- e rua Nain, 57, no Jardim Betânia – agendamento: (15) 3229-7333.