Novo prazo
Entrega da nova rodoviária de Sorocaba é adiada para 2026
Chuvas impactam o cronograma das obras; Prefeitura garante que não haverá aumento no custo de R$ 55,9 milhões
As obras da nova Rodoviária de Sorocaba, um dos principais projetos de mobilidade urbana em andamento na cidade, não serão mais concluídas neste ano, como previsto inicialmente. A entrega do empreendimento foi adiada para o primeiro semestre de 2026, confirmou a Secretaria de Parcerias (Separ).
Segundo a pasta, a necessidade de revisão do cronograma ocorreu devido aos longos períodos de chuva registrados desde o início da construção, que impactaram diretamente os serviços de terraplanagem. Por esse motivo, tramita um aditivo contratual para prorrogação do prazo, sem qualquer alteração no valor da obra. O custo permanece em R$ 55,9 milhões, financiados integralmente pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Etapas em execução
Atualmente, estão em andamento as fases de drenagem, contenções e preparação para as fundações da estrutura. De acordo com a Separ, as próximas etapas do projeto seguirão o cronograma atualizado, disponível para consulta no Portal da Transparência da Prefeitura.
A execução do empreendimento está a cargo do Consórcio TMS Increte Pisos, vencedor da licitação pública. Já a gestão do contrato e a fiscalização do cumprimento das metas são responsabilidade do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), vinculado à Secretaria de Administração. Após a entrega, a estrutura contará com garantia de cinco anos.
Estrutura planejada
A nova rodoviária está sendo construída em um terreno de 38,2 mil metros quadrados, localizado no quilômetro 106 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial. A área construída será de 20,2 mil metros quadrados, distribuída em cinco pavimentos.
O projeto contempla um centro comercial com praça de alimentação, terminal urbano integrado, terraço, jardins, estacionamentos e 18 plataformas de embarque — mais que o dobro das oito atualmente existentes na rodoviária em funcionamento.
Segundo a prefeitura, a nova estrutura permitirá melhorar o fluxo de passageiros e oferecer mais conforto aos usuários do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual.
Integração ao transporte coletivo
Além do transporte de longa distância, a nova rodoviária será integrada ao sistema de transporte coletivo de Sorocaba e às linhas suburbanas. O projeto inclui pontos de parada específicos para ônibus municipais e prevê conexão com os corredores estruturais e o sistema BRT.
A prefeitura também estuda um modelo de concessão para a operação e gestão do terminal, o que poderá gerar receita ao município por meio de taxas, aluguéis e royalties, além de reduzir os custos de manutenção. Segundo a administração, esse formato deve valorizar o equipamento público, incentivar o desenvolvimento econômico e gerar novos empregos.
Contexto e programa municipal
A construção da nova rodoviária faz parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”, lançado em 2021 com o objetivo de acelerar obras e projetos de mobilidade urbana. A iniciativa integra o Plano de Governo da atual administração.
O tema tem sido acompanhado de perto pela Câmara Municipal. Em junho de 2025, vereadores apresentaram requerimentos solicitando mais transparência sobre o andamento da obra e a divulgação detalhada do cronograma.
Próximos passos
Com o aditivo de prazo em tramitação, a prefeitura assegura que a entrega da nova rodoviária ocorrerá no primeiro semestre de 2026, sem aumento no custo originalmente previsto. (João Frizo - programa de estágio)