Saúde animal
Hipopótamo do zoo passa por tratamento dentário
Yuri, o hipopótamo macho do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, passou por tratamento dentário na semana passada. O manejo foi programado após a equipe identificar dor em um dos dentes incisivos do animal.
Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, formada por tratadores de animais, biólogos e médicos-veterinários de diferentes especialidades, como odontologista e anestesiologista, Yuri foi anestesiado, para sua segurança e de todos os envolvidos.
Após a realização de raio-x, foi identificada a necessidade de extração do dente incisivo. Também foi detectada a necessidade da remoção de um pré-molar e o desgaste preventivo do canino inferior esquerdo. Por fim, Yuri passou por check-up geral, no qual foram realizados os procedimentos clínicos e a coleta de material biológico para exames laboratoriais, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
Yuri é o morador mais antigo do zoo de Sorocaba, com aproximadamente 54 anos de idade. Ele chegou em 1976, com idade estimada de cinco anos. Mesmo sendo um animal idoso, ultrapassando a longevidade esperada para a espécie, Yuri está em boa situação geral de saúde, como atestado pelos exames recentes.
Os hipopótamos são originários da savana africana, habitando áreas de lagos e rios. São animais semiaquáticos, pois ficam submersos a maior parte do tempo (conseguem permanecer até 5 minutos sob a água). Os hipopótamos alimentam-se, principalmente, de pequenos brotos e gramíneas, chegando a consumir até 40 quilos por dia. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ele está ameaçado de extinção na categoria vulnerável.
Além de Yuri, o zoo de Sorocaba conta com a presença de Yara, uma fêmea de aproximadamente 53 anos. Eles podem ser visitados de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
O Parque Zoológico Municipal fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Os ingressos custam R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)