Legislativo
Câmara vota inclusão de psicólogos em escolas
Três projetos de lei entram na pauta da Câmara de Sorocaba de hoje (26), em primeira discussão. A sessão ordinária começa às 9h. As propostas tratam da inclusão de assistentes sociais e psicólogos na rede municipal de ensino, da criação do Dia da Cãominhada e da inserção do Dia do Artesanato Romani no calendário oficial da cidade. Outros dois projetos serão votados em segunda discussão.
O projeto de Fernanda Garcia (PSOL), apreciado em primeira discussão, prevê a inclusão de profissionais de psicologia e serviço social nas escolas da rede municipal. Segundo a proposta, os profissionais integrarão equipes multiprofissionais da rede pública de educação básica para atender necessidades e prioridades definidas pela política de educação. Para isso, deverão ser criados 50 cargos de psicólogo e 50 cargos de assistente social.
Também deve ser votado em primeira discussão o projeto de Alexandre da Horta (Solidariedade), que institui o “Dia da Cãominhada” no terceiro domingo de outubro. Na data, a prefeitura poderá realizar ações, incentivando a castração de animais, a tutoria responsável e a realização de feiras de adoção.
Ainda em primeira discussão está a iniciativa de Ítalo Moreira (União Brasil), que acrescenta ao calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Artesanato Romani”, em alusão ao Dia Internacional do Povo Romani, conhecido como ciganos. A data deverá ser celebrada em 8 de abril.
Outros dois projetos devem ser votados em segunda discussão. A proposta dos vereadores Fábio Simoa (Republicanos) e Izídio de Brito (PT) assegura a toda gestante o direito ao acompanhamento de obstetriz, enfermeiro obstetra e ou doulas no trabalho de parto, parto e pós-parto, desde que o profissional seja contratado pela gestante ou por um familiar.
Também será votado em segunda discussão o projeto do vereador Fernando Dini (PP), que institui a Feira de Sevilla como patrimônio cultural imaterial de Sorocaba. (Da Redação)