Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trabalho

‘Oportunidade de refletir o futuro’, dizem jovens em feira de emprego

Carreira e oportunidades de trabalho esbarram em exigência de experiência

23 de Agosto de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Quem participou relata que eventos assim podem 
ajudar na parte profissional e no autoconhecimento
Quem participou relata que eventos assim podem ajudar na parte profissional e no autoconhecimento (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Sorocaba recebeu no sábado (23) a Feira de Profissões, realizada na sede da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). Para os jovens, o evento, que foi gratuito, foi uma oportunidade de refletir o futuro. “Eu vim para conhecer as áreas e saber como está o mundo hoje em dia. Cada profissional tem sua experiência, e eu queria ouvir um pouco de cada um para me encontrar”, contou Emanuelle da Silva, estudante interessada em psicologia e terapia ocupacional.

Outro aluno, Geovany Alencar, destacou: “Meu objetivo é ser veterinário, aqui consegui conversar com um profissional, tirar dúvidas e aprender mais sobre a carreira”. O contato direto com especialistas foi apontado como um diferencial. “Eles ajudam bastante na questão de entrevista e postura. É como se fossem um espelho para quem está começando”, disse Emanuelle.

O evento foi voltado especialmente a jovens interessados em planejar o futuro profissional, mas também aberto à comunidade em geral.

A programação incluiu orientações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), palestras sobre carreira, além de um espaço interativo para conhecer cursos e diferentes áreas de atuação. Entre os cursos representados estavam: geografia, direito, medicina, veterinária, psicologia, comércio exterior, design gráfico e moda. O público também teve acesso a vagas de trabalho disponibilizadas no Sine Móvel.

Experiência é motivo de preocupação

Apesar do entusiasmo, os jovens também relataram dificuldades comuns para ingressar no mercado de trabalho. “O problema é a exigência de experiência. Para quem está começando agora, sem registro em carteira, é muito difícil”, relata uma aluna. Uma das atividades mais procuradas foi a roda de conversa sobre postura profissional e preparação para entrevista, conduzida pela psicóloga Adrieli Soares.

Já a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participou apresentando informações sobre seus cursos, formas de ingresso, políticas de permanência e o funcionamento da reserva de vagas pelo Enem, em resposta a dúvidas levantadas pelos jovens da Escola de Líderes, organização que articulou a feira.

De acordo com os organizadores, pelo menos 50 alunos participaram da atividade que busca aliar autoconhecimento, formação profissional e contato direto com profissionais de diferentes áreas.

Lavínia Carvalho - programa de estágio