Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diversificar serviços

Supermercados em Sorocaba reúnem serviços e facilitam rotina dos consumidores

Estabelecimentos perceberam há pelo menos duas décadas o potencial das galerias comerciais

21 de Agosto de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Praças de alimentação e lojas diversas nas galerias ajudam supermercados a 
diversificar serviços
Praças de alimentação e lojas diversas nas galerias ajudam supermercados a diversificar serviços (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Supermercados de médio e grande porte em Sorocaba ampliaram sua função: além das compras de alimentos, os espaços passaram a reunir serviços como farmácia, lotérica, padaria, lojas de cosméticos e cabeleireiros. Para os consumidores, entrevistados em um supermercado de uma grande rede, localizado na avenida Dom Aguirre, essa diversidade facilita a rotina e, em muitos casos, substitui idas ao centro da cidade e shoppings.

A atendente Cristiane Daiane dos Santos afirma que costuma unir as compras do dia a dia com a utilização de outros serviços. “Eu uso bastante a lotérica e as lojas de cosméticos. Vou direto nesses supermercados, porque sei que encontro tudo neles. Também aproveito para passar na farmácia, pois é mais prático”, contou.

Ela explica que prefere frequentar mercados que concentram vários serviços, pela praticidade e pela economia de tempo: “Ajuda porque é perto de casa, não preciso ir até o centro para pagar conta ou comprar alguma coisa. Assim é mais fácil, porque as galerias ficam todas próximas, dá para resolver tudo de uma vez só”, disse.

A mesma percepção é compartilhada por Marcelo Cruz, representante comercial. Ele afirma que a variedade de serviços faz dos supermercados um ponto estratégico para quem está sempre na rua: “Você encontra lotérica, cabeleireiro, hortifruti, alimentação, tudo num lugar só. Eu vou nesses lugares três vezes por semana. Isso facilita muito e economiza tempo. Além disso, é mais barato do que feira ou comércio de rua”, destacou.

Para ele, os supermercados acabam se tornando até ponto de encontro de profissionais: “Em supermercados, por exemplo, tem wi-fi grátis. Para quem é representante ou supervisor de vendas, vira um espaço de apoio para trabalhar entre um compromisso e outro”, completou.

Com a diversificação de serviços, os supermercados em Sorocaba deixam de ser apenas locais de compras e se transformam em centros de conveniência. A tendência acompanha mudanças no varejo e no comportamento do consumidor, que busca praticidade, economia e a possibilidade de resolver várias demandas em um único espaço.

Tendência consolidada

Os relatos de consumidores que buscam praticidade ao utilizar farmácia, lotérica ou lojas dentro dos supermercados se confirmam como parte de uma tendência consolidada no varejo. Para o professor de empreendedorismo Ângelo Agulha, do Centro Universitário Anhembi Morumbi (Athon), em Sorocaba, os supermercados perceberam o potencial de atrair mais público ao oferecer serviços agregados em galerias internas.

“Os grandes grupos supermercadistas mantêm essas galerias para atrair fluxo. O movimento de clientes no supermercado fortalece as lojas, e os serviços que não são oferecidos pelo mercado também ajudam a trazer consumidores. É uma troca: conveniência de compra para o cliente e aumento de atratividade para os lojistas”, explica.

Segundo ele, as franquias encontram nesses espaços uma oportunidade segura para investir, já que contam com a experiência da rede e com o fluxo garantido de consumidores. Agulha destaca ainda que, embora em alguns aspectos os supermercados se assemelhem a shoppings, a proposta é diferente: “O shopping está mais voltado ao lazer e ao consumo como experiência de fim de semana. Já o supermercado concentra necessidades de compra do dia a dia, reunindo serviços diversos que facilitam a vida do cliente”, analisa.

De acordo com o professor, o movimento ganha força em cidades como Sorocaba, que já ultrapassou 700 mil habitantes. A descentralização também é uma tendência: bairros mais populosos, como a zona norte, passam a receber estabelecimentos que oferecem não apenas alimentos, mas também serviços variados.

“A busca por conveniência do cliente é cada vez maior. Quanto mais ele puder reunir serviços e produtos em um único lugar, melhor. O supermercado com galeria de serviços tem se tornado esse centro de atração”, afirma Agulha. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)