Saúde
Lula entrega unidades odontológicas móveis em Sorocaba
Capão Bonito é o único município da Região Administrativa que receberá um veículo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na manhã desta quinta-feira (21) em Sorocaba para a entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que serão encaminhadas a centenas de municípios brasileiros. O investimento é de R$ 152 milhões. Cinco municípios do Estado de São Paulo serão contemplados. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) não participou do evento e foi representado pelo vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto (PSD).
A cerimônia foi realizada na empresa Flash Engenharia, no Alto da Boa Vista, responsável pela adaptação dos veículos. Segundo o Governo Federal, a iniciativa faz parte de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, programa público de saúde. Cerca de 1,4 milhão de pessoas devem ser beneficiadas em todos os estados, com acesso gratuito à saúde bucal.
Ao todo, 400 municípios receberão as unidades. No Estado de São Paulo, cinco serão contemplados: Barra do Chapéu, Barretos, Iguape, Itapirapuã Paulista e Capão Bonito, sendo este último da Região Adminsitrativa de Itapeva.
“A ideia de criar o Brasil Sorridente era fazer com que essas ambulâncias fossem ao local mais distante, onde as pessoas não têm dentista, e também às periferias das grandes cidades, porque a gente pensa que a miséria está longe, mas às vezes está vizinha da gente e a gente não enxerga. Não é todo mundo que mora na cidade que tem dinheiro para pagar um dentista. Se você procurar na periferia de Sorocaba, vai encontrar gente morando aqui que tem problema odontológico e não tem dinheiro para tratar”, disse o presidente durante a cerimônia.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Cláudio Miyake, que também esteve no evento, o Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo. “Hoje, no Conselho Federal de Odontologia, nós temos mais de 440 mil cirurgiões-dentistas. Então, temos a possibilidade, ou a oportunidade, através de políticas públicas, de levar a saúde bucal para 100% da nossa população.”
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais 400 unidades odontológicas móveis serão entregues até o final do governo. “Nós temos cerca de 107 automóveis que fazem esse atendimento fora dos consultórios, fora das unidades de saúde, e o governo do presidente Lula vai entregar mais 800.”
O que diz a prefeitura de Sorocaba
Sobre o não comparecimento do prefeito Rodrigo Manga à cerimônia, a Prefeitura de Sorocaba disse somente que “a Administração Municipal esteve representada no evento pelo vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto.”
Já em relação à fala do presidente sobre pessoas que não têm condições financeiras para receber atendimento odontológico, a Secretaria da Saúde de Sorocaba informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e garante atendimento odontológico gratuito a toda a população, independentemente de qualquer condição social.
“Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município contam com equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgiões-dentistas e auxiliares, que realizam consultas, ações preventivas e procedimentos clínicos odontológicos de toda a natureza, incluindo restauradores e cirúrgicos. O modelo de acesso avançado assegura acolhimento no mesmo dia da procura, sem necessidade de estar em dor ou urgência. Quando indicado, o paciente é encaminhado para continuidade do tratamento por agendamento.”
Em Sorocaba, Lula manda recado para Trump: ‘não dê palpite aqui’
Ainda em Sorocaba, o presidente Lula abordou outros temas durante a cerimônia. Ele disse que aprovou, na quarta-feira (20), uma lei que deve ser enviada ao Congresso Nacional para a distribuição gratuita de gás de cozinha. O benefício deve ser disponibilizado para 15,5 milhões de famílias. Outra iniciativa, segundo o presidente, é estabelecer uma política de cuidado no país, principalmente para a população idosa.
"A sociedade brasileira está ficando velha. Só contamos o trabalho que a gente faz na fábrica, no escritório, e não é levado em conta o trabalho que a gente faz em casa. Às vezes, a mulher cuida de um filho, do marido, com problema de saúde, e não é tido como trabalho, não é remunerado, ela não tem nenhum benefício. Então, precisamos mudar essa lógica de governar o país."
Lula também deixou um recado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “A palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não deve dar palpite aqui, porque aqui cuidamos nós.”
Por fim, o presidente do Brasil demonstrou indícios de que pretende se candidatar nas próximas eleições. “O mandato do Lula incomodou muita gente, dois mandatos incomodaram muito mais, três, muito, muito mais, imagina se tiver o quarto mandato.” (Vanessa Ferranti)