Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ampliação

Sorocaba ganha novo batalhão da PM e reforço de 400 policiais

15 de Agosto de 2025 às 22:40
Thaís Marcolino [email protected]
Cerimônia conta com a presença de autoridades municipais e estaduais
Cerimônia conta com a presença de autoridades municipais e estaduais (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

O efetivo da Polícia Militar de Sorocaba foi ampliado com a chegada de 400 novos profissionais, que passam a integrar o 55º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), inaugurado oficialmente na tarde de ontem (15), na avenida General Osório, Trujillo. A sede atual, porém, é provisória. A construção da unidade definitiva, no bairro Habiteto, na zona norte, está prevista para começar ainda este mês.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre elas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. A comitiva chegou a Sorocaba por volta das 10h50 e iniciou a agenda com a reinauguração do 1º Distrito Policial, que passou a funcionar em novo endereço, com estrutura modernizada.

O novo prédio do 1º DP foi reformado para oferecer melhores condições de atendimento à população e mais funcionalidade para os servidores. Durante o evento, também foram entregues cinco viaturas para a Deic Sorocaba e as Delegacias Seccionais de Avaré, Botucatu, Itapetininga e Itapeva. O responsável pela unidade é o delegado Dr. Basílio Cassar.

Além disso, foram apresentados 127 novos computadores, adquiridos por meio do programa Recupera SP, que destina valores bloqueados de atividades criminosas para investimentos em segurança pública. De acordo com o delegado Wilson Negrão, diretor do Deinter-7, quase R$ 500 mil foram utilizados na compra dos equipamentos.

Amplia cobertura da PM

Na sequência da programação, as autoridades seguiram para a cerimônia de ativação oficial do 55º BPM/I, realizada no imóvel adaptado na Vila Trujillo. O espaço, alugado por R$ 28,9 mil mensais, será utilizado até a conclusão da sede própria.

O evento contou com desfile da polícia montada, apresentação das 22 novas viaturas e do helicóptero Águia, que também integrarão as ações do novo batalhão.

“Era uma demanda de mais de 20 anos. Agora temos reforço no efetivo e vamos ampliar o policiamento com mais viaturas e policiais nas ruas”, afirma o secretário Guilherme Derrite.

O coronel Antônio Thomazelli Júnior destacou que o novo batalhão é essencial para a cidade, não apenas pelo aumento do efetivo, mas pela melhor divisão territorial das ações de segurança. “Com a atuação conjunta com o 7º BPM/I, será possível dividir melhor as responsabilidades e garantir uma cobertura mais eficaz das diferentes regiões da cidade.”

Cabine Lilás

Durante a agenda, também foi anunciado o funcionamento da Cabine Lilás em Sorocaba, projeto que amplia o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. A iniciativa é coordenada pela Polícia Militar e atende 79 municípios da região.

“A Cabine Lilás oferece um espaço seguro para atendimento humanizado, com profissionais treinadas para orientar sobre medidas protetivas, boletim de ocorrência, assistência jurídica e acesso à rede de proteção”, explica o governador Tarcísio de Freitas.

Lançada no ano passado, a ação permite que, ao ligar para o 190, a mulher seja acolhida por uma policial militar feminina especializada, em um ambiente reservado e preparado para esse tipo de atendimento.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos