SOROCABA 371 ANOS
Convivência em ambiente militar foi determinante para formação de Balas
Danilo de Mascarenhas Balas também é sorocabano. Ele é agente da Polícia Federal e atualmente deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), eleito em 2018 e reeleito em 2022. Como Derrite, ele tem uma longa história na cidade atrelada com a segurança, a começar por uma vivência afetuosa com seu avô, um major da Polícia Militar, no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), que coordena, a partir de Sorocaba, dezenas de outras cidades.
“A criação por meus avós maternos foi fundamental para a minha trajetória profissional somada aos ensinamentos que tive em um dos melhores colégios públicos de Sorocaba da época: a escola municipal Getúlio Vargas. São princípios éticos e morais aplicados no dia a dia e também na atuação política”, relembra o deputado, acrescentando a formação escolar à suas lembranças de criação perto das forças policiais.
O esporte e o contato com as forças de segurança pública levaram a uma sinergia de vontades para Balas. “A convivência com amigos do Getúlio nas atividades esportivas e em viagens, a convivência no ambiente do CPI-7 desde pequeno, uma vez que meu avô (Abílio Mascarenhas) era Major da PM, a atuação como atleta de handebol pela seleção de Sorocaba representando a cidade em Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeonato Paulista, por exemplo”, relembra, ao tentar dar um norte para sua futura vocação na polícia.
Desde então, o deputado elenca diversas conquistas de segurança para a cidade, por conta do aniversário de 371 anos. “Na área da segurança, o novo Batalhão da Polícia Militar, que será inaugurado hoje. Também, tive a oportunidade de trazer em 2021 o sistema de inteligência chamado Córtex para a Guarda Civil Municipal, que integra as bases de dados de pessoas e veículos. Alguns exemplos na saúde foram verbas já enviadas para as 33 UBSs e um aparelho de Ressonância Magnética que será destinado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba”, relembra. “O aniversário de Sorocaba é uma data muito especial porque é um momento de comemoração da cidade onde eu nasci, estudei e vivo com minha família. Meu futuro político é continuar sempre trabalhando por Sorocaba pelos próximos anos com muita dedicação e honestidade, honrando cada voto que me foi confiado.”
Mas há desafios a serem enfrentados, considera Balas. “A cidade cresceu bastante nos últimos anos, mas infelizmente isso ocorreu de forma não tão ordenada. Isso traz inúmeros problemas para quem vive em Sorocaba. O papel do deputado, além de criar leis, é enviar investimentos para as cidades. Tenho destinado muitos investimentos para Sorocaba nas áreas de saúde, segurança, educação, cultura, esporte etc, mas a gestão do dinheiro que o deputado envia é responsabilidade da prefeitura e nem sempre as verbas enviadas são utilizadas da forma esperada. Por exemplo, neste ano a prefeitura perdeu meio milhão de reais que enviei para melhorar a segurança pública através da GCM. Isso ocorreu por falta de apresentação de projeto”, exemplifica, ao comentar sobre seu trabalho. (T.R.)