Previsão
Clima seco e frio à noite vai se acentuar na região de Sorocaba
Até domingo (17) é esperado que a umidade relativa do ar fique bem baixa; além disso, a população enfrentará grande amplitude térmica
O clima seco e a amplitude térmica -- diferença entre a mínima e a máxima -- vão se acentuar em todo o Estado de São Paulo até domingo (17). O alerta é da Defesa Civil e abrange toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que já vem enfrentando índices críticos na umidade relativa do ar. Na quarta-feira (13), a mínima atingiu 22%, muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Isso está acontecendo devido a uma forte massa de ar seco que predomina sobre o território paulista, mantendo o tempo estável e sem chuvas significativas. Apenas o litoral deve registrar precipitação, mas sem acumulados relevantes.
Entre hoje e domingo, conforme o prognóstico da Defesa Civil, a tendência é de dias típicos de inverno, com pouca nebulosidade, favorecendo a amplitude térmica, com frio nas manhãs e calor à tarde.
A formação de nevoeiros na faixa leste será comum nas primeiras horas do dia, dissipando-se rapidamente com o aquecimento. No período da tarde, a umidade relativa do ar deve cair acentuadamente, chegando a níveis críticos. Na região de Sorocaba e Campinas, é esperado que fique em 30% pelos próximos dias.
Tais condições elevam o risco de queimadas e exigem atenção redobrada para evitar problemas respiratórios. Beber bastante água, usar umidificadores ou recipientes com água, evitar exercícios ao ar livre em horários de pico de calor e umidade baixa, e proteger a pele com hidratantes são algumas das dicas para amenizar os desconfortos.
Umidades baixas na região de Sorocaba no dia 13 de agosto
Porto Feliz - 17,80%
Tatuí - 19,90%
Itu - 19,90%
Tietê - 20,20%
Sorocaba - 22,10%
Salto - 22,80%
São Roque - 25,10%