Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacionalização

Primeiro vôo internacional pousa no Aeroporto de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz

13 de Agosto de 2025 às 16:56
Da Redação [email protected]
A aeronave, um modelo ERJ-145LR da American Jet, trouxe quatro tripulantes
A aeronave, um modelo ERJ-145LR da American Jet, trouxe quatro tripulantes (Crédito: Alisson Zanella)

O primeiro voo internacional para Sorocaba chegou nesta quarta-feira (13), às 11h, vindo diretamente de Buenos Aires, na Argentina. A aeronave, um modelo ERJ-145LR da American Jet, trouxe quatro tripulantes a bordo e pousou no Aeroporto Internacional de Sorocaba ‘Bertram Luiz Leupolz’. O avião permanecerá na cidade para passar por manutenção de rotina na Embraer.

Ao pousar, o avião passou pela cerimônia de ‘batismo’, quando caminhões de bombeiro jogam água em cima da aeronave. O ritual é realizado na aviação quando algo é realizado pela primeira vez.

A previsão da Rede Voa, que administra o aeroporto, é que na próxima semana seja realizado o agendamento para a chegada de mais uma rota internacional. Após o período de adaptação, a previsão é receber ao menos um pouso internacional por dia, com capacidade para até dois. Uma vez que é necessário notificar com 72 horas de antecedência os órgãos responsáveis como a Polícia e a Receita Federal.

Segundo o CEO da Rede Voa Marcel Moure, “Pretendemos receber até 30 voos internacionais mensais, uma média de um por dia, movimentando o setor da aviação, aumentando a arrecadação do município e gerando diversos empregos diretos e indiretos”, afirma.

Na inauguração, o secretário de Empreendedorismo e Inovação Fernando Marques, afirmou que a internacionalização é benéfica para a cidade, “o sonho da internacionalização acontece há 15 anos dentro do município, isso é o fortalecimento de um ecossistema voltado para a manutenção de aeronaves que vai gerar mais emprego, novas empresas, novos serviços para dentro do município”, explica.

O secretário também fala da parte econômica, “essas aeronaves que vinham de outros países acabavam internacionalizando em outros municípios, pagando a sua taxa de internacionalização, recolhida em outras cidades. A partir de agora, as aeronaves vêm direto para Sorocaba e as taxas ficam dentro do município, o que fortalece a economia local da nossa região”, explica.