Em Sorocaba
Clínica móvel oferece atendimento e realização de exames preventivos para mulheres
Iniciativa atende pacientes que estão na fila da Secretaria Municipal de Saúde (SES) para mamografia e papanicolau
A cidade de Sorocaba recebe até esta sexta-feira (15) a Carreta do Hospital do Amor, de Barretos uma unidade móvel de saúde que está realizando exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A carreta está instalada na sede da Secretaria da Mulher (Semu), no Alto da Boa Vista, com atendimentos das 9h às 17h.
A ação tem como objetivo atender pacientes que estão na fila de espera da Secretaria Municipal da Saúde (SES). A estimativa é de que sejam realizados até 60 exames de mamografia e 50 exames de papanicolau por dia. Quatro profissionais de saúde atuam diariamente na unidade.
De acordo com a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, a realização dos exames em Sorocaba foi viabilizada por meio de parceria com o Hospital do Amor e com o apoio da deputada federal Maria Rosas (Republicanos). “Trata-se de uma ação importante que chega ao município com o apoio desse hospital, referência no diagnóstico e tratamento do câncer. Tudo isso foi possível graças ao empenho da deputada Maria Rosas, que tem colaborado com a continuidade dos atendimentos voltados à saúde da mulher em Sorocaba”, explicou a secretária.
Os procedimentos são realizados de acordo com os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia é destinada a mulheres com idade entre 40 e 69 anos, enquanto o exame de papanicolau é oferecido a mulheres entre 25 e 64 anos.
Segundo a enfermeira responsável pela carreta, Elaine Xavier, para a realização dos exames é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG), CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Apesar do pré-agendamento realizado pela equipe da Secretaria da Saúde, ausências de última hora têm aberto espaço para atendimentos por demanda espontânea, respeitando os critérios exigidos. “Temos percebido que algumas mulheres não comparecem mesmo com o exame agendado. Quando isso acontece, tentamos, dentro do possível, preencher as vagas com outras pacientes que comparecem ao local com os documentos exigidos”, explicou Elaine.
A população tem comparecido ao local para aproveitar a oferta dos exames. A dona de casa Elaine Cristina, de 56 anos, compareceu à unidade acompanhada do marido, Antônio Barbosa, de 58 anos, e realizou os dois exames disponíveis. “Já faz dois anos que não faço esses exames. Quando surgiu essa oportunidade, não quis deixar passar. É importante cuidar da saúde e ver se está tudo certo”, afirmou. O marido acompanhou todo o processo e comentou sobre a experiência. “Desde o primeiro contato até o final do atendimento, tudo foi rápido. A equipe foi atenciosa com a minha esposa”, relatou.
A aposentada Elizabet Gomes Cardoso de Oliveira, de 66 anos, esteve na carreta para fazer a mamografia. Segundo ela, a decisão de participar da ação foi motivada pela possibilidade de fazer o exame preventivo. “Achei uma oportunidade importante e não quis perder. Faço por prevenção. É melhor se cuidar agora do que descobrir uma doença em estágio avançado. Toda mulher deveria fazer esses exames com regularidade”, disse.
Os resultados dos exames serão disponibilizados às pacientes em uma plataforma digital. Para acessá-los, será necessário utilizar a senha entregue no momento do atendimento. Em casos de diagnóstico positivo, as pacientes serão encaminhadas diretamente para o Hospital do Amor, que dará continuidade ao acompanhamento médico e ao início do tratamento, se necessário.
A carreta permanecerá no local até a próxima sexta-feira (15), com atendimentos realizados por ordem de agendamento e, em casos específicos, por livre demanda, respeitando os critérios técnicos. A Secretaria da Mulher reforça que mulheres interessadas em realizar os exames e que ainda não foram chamadas podem comparecer à unidade com os documentos exigidos e verificar a possibilidade de encaixe em caso de desistências.