Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio ambiente

Cetesb mantém monitoramento em Salto

07 de Agosto de 2025 às 23:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Córrego do Ajudante recebeu efluentes sem tratamento
Córrego do Ajudante recebeu efluentes sem tratamento (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SALTO)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi multado três vezes pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) por poluição de córregos e operação irregular de estação de tratamento, totalizando R$ 90 mil em penalidades aplicadas entre março e maio deste ano.

As infrações envolvem o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos córregos Buru e do Ajudante pelas estações João Jabour e Bela Vista, além da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista sem licença.

Em nota divulgada na terça-feira (5), a Cetesb reforçou que multou o Saae de Salto por lançamentos de efluentes sem tratamento nos córregos Buru e do Ajudante e por operar estação de tratamento sem licença. “Até o momento, não foram constatados danos permanentes e o monitoramento segue em curso. O Saae comunicou que fará medidas corretivas. Se não efetivadas, a Cetesb poderá aplicar novas sanções e adotar providências legais cabíveis”, acrescenta o órgão.

Na época das infrações, a Cetesb destacou que as práticas podem comprometer a qualidade da água, do solo e do ar, bem como representar riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Além das multas, o Saae recebeu três advertências em maio, relacionadas ao funcionamento inadequado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Isabel, ao lançamento de efluente tratado fora dos padrões e ao descumprimento de normas da Cetesb.

O Cruzeiro do Sul pediu um posicionamento sobre a situação ao Saae de Salto ainda na terça-feira, mas até ontem, quinta-feira (7) as respostas não tinham sido enviadas. O espaço segue aberto às manifestações que se fizerem necessárias. (Da Redação)