Carteira assinada
Sorocaba é a 5ª cidade com mais vagas de emprego em SP
Estado cria 350 mil vagas; só na cidade, foram 7.691 ocupações para os sorocabanos
O estado de São Paulo criou 350 mil vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, o equivalente a 2 mil por dia. Os dados são da Fundação Seade, com base nas informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado de 12 meses (de julho de 2024 a junho de 2025), foram 425 mil oportunidades. Só no mês de junho, o saldo foi de mais de 40 mil novos postos de trabalho. As informações foram divulgadas pelo Governo Estadual na quinta-feira (8).
Das 50 cidades com maior saldo de vagas no primeiro semestre de 2025, Sorocaba foi a 5ª colocada, com 7.691 empregos. No acumulado de 12 meses, também se manteve na mesma posição do ranking, com 9.950 vagas. Nos dados compilados do mês de junho, a cidade de Capela do Alto, da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ficou como no 13ª lugar, com 436 vagas.
Outras cidades no ranking com mais vagas no primeiro semestre foram Salto (180 empregos) e Tatuí (151), ambas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), e Botucatu (280) e Itapeva (257), dois municipíos da Região Administrativa de Sorocaba.
Em todos os períodos verificados, houve crescimento na criação de vagas de emprego no estado: 0,27% em junho, 2,44% no semestre e 2,99% no acumulado de 12 meses.
Além disso, o estado criou 24% do total de vagas com carteira assinada do país em junho, 27% do total no semestre e 27% em 12 meses. Assim, São Paulo se consolida como a unidade da Federação que tem maior saldo de vagas do país.
“O aumento de vagas para o trabalhador paulista no primeiro semestre reflete nosso comprometimento para manter a economia no estado em diversos setores, do comércio e serviços à indústria e construção civil. Nossos programas também garantem aos jovens a oportunidade de se profissionalizar e conseguir o tão sonhado primeiro emprego com carteira assinada. E os números mostram isso, o crescimento contínuo da criação de vagas em nosso estado”, destaca o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Da Redação)