Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ensino público

Estudantes de Sorocaba buscam vaga na OBM

Medalhistas da Olimpíada de Matemática das escolas estaduais disputam hoje a fase final que define representantes de São Paulo na competição nacional

06 de Agosto de 2025 às 21:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mais de 1.200 alunos de Sorocaba avançam à fase final da Olimpíada de Matemática estadual
Mais de 1.200 alunos de Sorocaba avançam à fase final da Olimpíada de Matemática estadual (Crédito: DIVULGAÇÃO / AGÊNCIA SP)

Depois de conquistarem medalha de ouro na segunda fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp), 15.972 estudantes da rede pública voltam a se reunir nesta semana para enfrentar o último desafio da competição. A etapa final será decisiva para definir os 225 alunos que representarão o Estado na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Na região de Sorocaba, 1.276 estudantes seguem na disputa. A prova será aplicada hoje, quinta-feira (7), de forma presencial, a partir das 9h, nas escolas com alunos participantes e em polos definidos pelas Diretorias de Ensino. Os candidatos terão duas horas para responder a 20 questões por meio da plataforma Sala do Futuro.

Os conteúdos abordam temas como geometria, aritmética, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade, estatística e lógica. A dificuldade varia conforme o ano escolar dos alunos, que vão do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

Classificação unificada

Nesta fase, todos os participantes serão avaliados em uma classificação única, independentemente do município ou da Diretoria de Ensino. Na etapa anterior, os melhores desempenhos em todo o Estado foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Ao final desta fase, serão conhecidos os 225 estudantes medalhistas de ouro que seguirão para a OBM, competição de nível nacional considerada a mais exigente do País.

“Com a 3ª fase da Omasp 2025, chegaremos aos nossos medalhistas do Estado de São Paulo. As vitórias estão cada vez mais próximas e teremos novamente o desafio de participar da OBM. Este ano, vamos com um time ainda mais preparado que no ano passado”, afirma Roberto Serra Campos Júnior, coordenador de Olimpíadas da Educação.

Somente nesta edição, a Omasp distribuiu 122,7 mil medalhas para alunos dos três níveis: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).

Reforço nos estudos

Até outubro, todos os selecionados para a fase final, inclusive medalhistas de prata e bronze, poderão participar de aulas on-line com especialistas do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP. Eles também terão acesso a uma plataforma com exercícios específicos voltados ao preparo para olimpíadas de conhecimento.

A fase nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática será realizada nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo. (Da Redação, com informações da Agência SP)