Buscar no Cruzeiro

Buscar

Elefante Sandro

Defensores da causa animal pedem "Liberdade para Sandro" em manifestação

O ato aconteceu neste domingo em frente ao Zoológico Municipal de Sorocaba

03 de Agosto de 2025 às 17:54
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
O ato aconteceu neste domingo em frente ao Zoológico Municipal de Sorocaba
O ato aconteceu neste domingo em frente ao Zoológico Municipal de Sorocaba (Crédito: Gabrielle Camargo Pustiglione)

Cerca de cem pessoas se reuniram, neste domingo (3), em uma manifestação em prol da transferência do elefante Sandro para um santuário. O protesto buscou chamar a atenção da população sobre a situação do animal e a importância da mudança para um local com melhores condições. A manifestação ocorreu em frente ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência em Sorocaba onde Sandro está atualmente.

Uma disputa judicial sobre o melhor destino para o elefante Sandro aumenta a polêmica. De acordo com uma decisão judicial de primeira instância, o animal deve ser transferido do Zoológico Municipal para o Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A Prefeitura de Sorocaba recorreu da decisão. A questão aguarda manifestação do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na manifestação realizada neste domingo participaram defensores da causa animal de várias cidades como Campinas, Jundiaí e Araraquara.

Sandro vive no zoológico de Sorocaba desde 1982 e, desde 2020, está isolado, sem contato com outros elefantes.

A manifestação foi organizada por diversos profissionais e grupos de defesa dos animais, que buscam pressionar a prefeitura a cumprir a decisão judicial e garantir o bem-estar de Sandro.

O destino de Sandro tem sido tema de debate em Sorocaba, com manifestações favoráveis e contrárias à sua transferência.