Celebração
Comitê da Bacia do Rio Sorocaba faz 30 anos
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) completa 30 anos hoje (2). Para marcar a data, foi realizada na manhã de ontem (1º) uma cerimônia comemorativa na Floresta Nacional de Ipanema, no auditório do Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (AcadeBio). O evento reuniu autoridades, pesquisadores, técnicos e representantes da sociedade civil que integram o comitê.
A programação incluiu pronunciamentos institucionais, uma apresentação cultural e uma série de homenagens a pessoas que contribuíram, ao longo das últimas três décadas, para a consolidação do comitê como espaço de articulação entre diferentes setores. Ex-presidentes, vice-presidentes, secretários executivos, diretores da Fundação da Bacia (FABH-SMT) e colaboradores falecidos foram reconhecidos publicamente por sua atuação.
“Acho que são 30 anos de muita luta. O Comitê de Bacias garante o uso racional dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente. Hoje, está também focado na resiliência das cidades, especialmente diante das questões relacionadas às mudanças climáticas”, afirmou o prefeito de Araçoiaba da Serra e presidente do CBH-SMT, Dr. Quevedo (PSD), ao destacar que o órgão atua como parceiro dos municípios, da sociedade civil e do Estado.
Segundo ele, os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água são revertidos diretamente em projetos na região. “Eles entregam, na ponta, o melhor do recurso hídrico. O nosso desafio agora é garantir recursos suficientes para prover os municípios e a sociedade civil do necessário para a preservação efetiva do ambiente.”
O coordenador da AcadeBio, Paulo Russo, enfatizou o papel integrador tanto do espaço quanto do próprio comitê. “A AcadeBio é um espaço federal, mas temos que entender que a gestão ambiental pública é composta por diversos entes. Essa convergência entre União, Estado e municípios mostra que precisamos trabalhar de forma integrada, porque a paisagem é integral.”
Russo também destacou que discutir a gestão da água é discutir as bases do funcionamento da sociedade. “Estamos falando da água que serve para a agricultura, para a pecuária, para o setor industrial, para o comércio e para a saúde pública. A água está presente em todas essas agendas.”
Um dos momentos mais simbólicos da cerimônia foi a homenagem a Francisco Moschini, membro mais antigo ainda atuante no comitê. Ele continua contribuindo com câmaras técnicas e reuniões plenárias. “Para mim foi uma surpresa. Mexeu com o meu coração. Eu continuo participando porque é de grande importância. Se não houvesse o comitê, seria muito mais difícil e haveria mais abandono. O comitê está ali, vigiando”, disse.
Criado em 1995, o CBH-SMT é uma instância colegiada de governança da água, com atuação em uma das regiões mais populosas e urbanizadas do Estado de São Paulo. Seu objetivo é promover a gestão integrada, descentralizada e participativa dos recursos hídricos, articulando ações entre municípios, Estado, usuários da água e organizações da sociedade civil. (Murilo Aguiar - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos