Deinter-7
Sorocaba deve ganhar mais um plantão policial
Sorocaba deve ganhar o segundo plantão policial ainda este ano. O anúncio foi feito pelo delegado Wilson Negrão, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 7 (Deinter-7), responsável pela Polícia Civil de 79 cidades, e por Rodrigo Ayres, delegado titular da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba.
Ambos estiveram ontem (1º) na redação do Cruzeiro do Sul e comentaram algumas melhorias previstas para a segurança pública da cidade. Além do novo plantão policial, foi anunciada a entrega de 200 computadores aos distritos policiais de diversas cidades da região — incluindo o novo 1º DP, no bairro Santa Rosália — e de cinco viaturas, sendo uma para cada Delegacia Seccional atendida pelo Deinter-7.
A expectativa dos delegados é que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, participem da entrega de parte dessas iniciativas em 15 de agosto, data do aniversário de Sorocaba. O segundo plantão, entretanto, ainda não tem data confirmada para início das atividades.
Queda nos roubos
Wilson Negrão também comentou os dados recentes de ocorrências criminais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), destacando a redução nos roubos na região do Deinter-7 — queda de 24,53% na comparação entre os primeiros semestres de 2024 e 2025 —, além dos furtos de hidrômetros registrados no Jardim Simus, zona oeste de Sorocaba.
Segundo o delegado, essa queda reflete o bom desempenho das forças de segurança, especialmente pela atuação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. “Os furtos também fazem parte do nosso foco de investigação, e estamos utilizando ações de inteligência para identificar os autores”, afirma, citando como exemplo operações no Jardim Humberto de Campos, na zona oeste de Sorocaba, onde suspeitos de furto foram presos.
Rodrigo Ayres adiantou que, na segunda quinzena de agosto, chegará uma nova turma de concursados da Polícia Civil para atuar como escrivães. Parte desses profissionais poderá ser integrada às mudanças organizacionais que o diretor Wilson Negrão pretende implementar em breve.
Agregado ao 8º DP
Ter um segundo plantão policial em Sorocaba não é novidade. Durante muitos anos, a cidade contou com uma unidade na avenida Ipanema e, posteriormente, na avenida Brasil, ambas na zona norte. A proposta atual de Wilson Negrão é vincular o novo plantão ao 8º Distrito Policial — localizado também na zona norte, na avenida Edward Frufru Marciano da Silva, no Jardim São Guilherme —, junto a uma pequena unidade da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Quanto às novas viaturas, elas serão destinadas às Delegacias Seccionais do Deinter-7: Avaré (que atende 17 municípios), Botucatu (13), Itapetininga (13), Itapeva (18) e Sorocaba (também responsável por 18 cidades). No caso de Botucatu, Negrão destacou o trabalho diferenciado realizado no combate à criminalidade rural, com um grupo especializado. Diversas operações na região resultaram na apreensão de grande quantia em dinheiro do crime organizado. Por decisão judicial, parte desses valores foi revertida para a própria polícia — o que possibilitou, no caso de Sorocaba e região, a compra dos 200 computadores que serão distribuídos aos distritos.