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Varejo

Comércio de Sorocaba projeta mais de R$ 16 milhões em vendas do Dia dos Pais

Pesquisa da Acso revela otimismo com volume de presentes, mas lojistas relatam dificuldades com vendas

01 de Agosto de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras: vendas on-line e marketplaces estão crescendo
Lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras: vendas on-line e marketplaces estão crescendo (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)


Mesmo em tempos de bolso apertado, tem presente que não pode faltar: aquele abraço embalado em perfume novo, camisa listrada ou um jantar especial. No comércio de Sorocaba, que já se movimenta para este Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto, a expectativa é positiva em termos de volume. Segundo pesquisa realizada pela Athon Soluções a pedido da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a cidade deve movimentar mais de 108 mil presentes, com faturamento estimado em

R$ 16,27 milhões. O levantamento ouviu 220 consumidores, com idade predominante entre 25 e 45 anos, e traz dados que ajudam a guiar lojistas sobre preferências, comportamentos de compra e tendências de consumo.

Apesar do otimismo, a realidade de muitos comerciantes ainda é marcada por desafios. Para Jurandir José Duarte, supervisor de vendas de uma loja de moda, o movimento está aquém do esperado. “A gente está na expectativa da melhor forma possível? Mas o movimento não está tão bom assim. Está difícil. A situação para contratar também está cada vez pior”, relata. “O pessoal não quer trabalhar. Com esse negócio de informalidade e sistema on-line, as vagas ficam ociosas. Mas estamos nos virando.”

Jurandir também observa que os consumidores estão mais contidos na hora de gastar. “O pessoal que já está vindo está gastando, mas a tendência está com a média baixa. Estão optando por presentes mais baratos. A média tem saído em torno de R$ 80 a R$ 90.”

Comportamento de compra

A pesquisa revela que as lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras: 42,73% dos consumidores pretendem comprar no centro da cidade, e 36,36% em shoppings. Já as lojas on-line e marketplaces aparecem em crescimento, somando 19,09% da preferência.

Há também uma mudança no planejamento: 22,73% dos consumidores devem antecipar suas compras semanas antes da data, mas a maioria (42,73%) ainda prefere deixar para a última semana. Em relação ao valor investido, o tíquete médio projetado é de R$ 150, e categorias como moda e acessórios (38,18%) liderem as escolhas.

Oportunidade estratégica

Segundo Hygor Duarte, presidente da Acso, o Dia dos Pais é uma oportunidade estratégica para o comércio local: “Com os consumidores cada vez mais atentos à personalização, conveniência e valor emocional dos presentes, é fundamental que os lojistas invistam em kits criativos, facilitem o pagamento e valorizem a experiência de compra”, explica.

Para ajudar os comerciantes a potencializar as vendas, a entidade promove workshops, treinamentos, campanhas e parcerias com o setor público. Uma das iniciativas em destaque é a campanha “Acso Premia Você”, que sorteia prêmios para clientes que compram em lojas participantes.

“Já são mais de 70 mil consumidores cadastrados, e seguimos com inscrições abertas para o Prêmio Melhores do Ano, que valoriza os empreendedores locais”, destaca Hygor.

Promoções e otimismo

Enquanto isso, comerciantes apostam em promoções e canais digitais para impulsionar as vendas. “Estamos trabalhando muito com promoção. Também temos loja on-line e estamos começando agora, mas já vemos uma demanda crescendo por lá”, comenta Jurandir.

O Dia dos Pais, tradicionalmente, movimenta o varejo — ainda que com menor intensidade que datas como Natal e Dia dos Namorados. Mas, como resume Jurandir: “Sempre faz uma diferença, todo Dia dos Pais é bom em relação às compras”. (João Frizo - programa de estágio)