Varejo
Comércio de Sorocaba projeta mais de R$ 16 milhões em vendas do Dia dos Pais
Pesquisa da Acso revela otimismo com volume de presentes, mas lojistas relatam dificuldades com vendas
Mesmo em tempos de bolso apertado, tem presente que não pode faltar: aquele abraço embalado em perfume novo, camisa listrada ou um jantar especial. No comércio de Sorocaba, que já se movimenta para este Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto, a expectativa é positiva em termos de volume. Segundo pesquisa realizada pela Athon Soluções a pedido da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a cidade deve movimentar mais de 108 mil presentes, com faturamento estimado em
R$ 16,27 milhões. O levantamento ouviu 220 consumidores, com idade predominante entre 25 e 45 anos, e traz dados que ajudam a guiar lojistas sobre preferências, comportamentos de compra e tendências de consumo.
Apesar do otimismo, a realidade de muitos comerciantes ainda é marcada por desafios. Para Jurandir José Duarte, supervisor de vendas de uma loja de moda, o movimento está aquém do esperado. “A gente está na expectativa da melhor forma possível? Mas o movimento não está tão bom assim. Está difícil. A situação para contratar também está cada vez pior”, relata. “O pessoal não quer trabalhar. Com esse negócio de informalidade e sistema on-line, as vagas ficam ociosas. Mas estamos nos virando.”
Jurandir também observa que os consumidores estão mais contidos na hora de gastar. “O pessoal que já está vindo está gastando, mas a tendência está com a média baixa. Estão optando por presentes mais baratos. A média tem saído em torno de R$ 80 a R$ 90.”
Comportamento de compra
A pesquisa revela que as lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras: 42,73% dos consumidores pretendem comprar no centro da cidade, e 36,36% em shoppings. Já as lojas on-line e marketplaces aparecem em crescimento, somando 19,09% da preferência.
Há também uma mudança no planejamento: 22,73% dos consumidores devem antecipar suas compras semanas antes da data, mas a maioria (42,73%) ainda prefere deixar para a última semana. Em relação ao valor investido, o tíquete médio projetado é de R$ 150, e categorias como moda e acessórios (38,18%) liderem as escolhas.
Oportunidade estratégica
Segundo Hygor Duarte, presidente da Acso, o Dia dos Pais é uma oportunidade estratégica para o comércio local: “Com os consumidores cada vez mais atentos à personalização, conveniência e valor emocional dos presentes, é fundamental que os lojistas invistam em kits criativos, facilitem o pagamento e valorizem a experiência de compra”, explica.
Para ajudar os comerciantes a potencializar as vendas, a entidade promove workshops, treinamentos, campanhas e parcerias com o setor público. Uma das iniciativas em destaque é a campanha “Acso Premia Você”, que sorteia prêmios para clientes que compram em lojas participantes.
“Já são mais de 70 mil consumidores cadastrados, e seguimos com inscrições abertas para o Prêmio Melhores do Ano, que valoriza os empreendedores locais”, destaca Hygor.
Promoções e otimismo
Enquanto isso, comerciantes apostam em promoções e canais digitais para impulsionar as vendas. “Estamos trabalhando muito com promoção. Também temos loja on-line e estamos começando agora, mas já vemos uma demanda crescendo por lá”, comenta Jurandir.
O Dia dos Pais, tradicionalmente, movimenta o varejo — ainda que com menor intensidade que datas como Natal e Dia dos Namorados. Mas, como resume Jurandir: “Sempre faz uma diferença, todo Dia dos Pais é bom em relação às compras”. (João Frizo - programa de estágio)