Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prepare-se

Meteorologistas preveem duas frentes frias em agosto

31 de Julho de 2025 às 21:55
Thaís Marcolino [email protected]
Massa de ar polar derrubou as temperaturas em Sorocaba e cidades da região
Massa de ar polar derrubou as temperaturas em Sorocaba e cidades da região (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (31/7/2025))

Os moradores da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) devem enfrentar duas frentes frias em agosto. Uma na próxima semana e a outra mais para o final do mês. É o que preveem os meteorologistas da Defesa Civil do Estado. Diferente da massa de ar polar, que derruba drasticamente as temperaturas, a frente fria tem como característica maior a chuva.

A primeira frente fria está prevista para ocorrer na primeira quinzena do mês, por volta do dia 5. A frente fria deverá avançar pelo litoral, provocando maior umidade para a faixa no Estado de São Paulo. A previsão indica pancadas de chuva fortes, com potencial para descargas elétricas, rajadas de vento e eventual formação de tempestades. Os acumulados de chuva, ainda segundo a Defesa Civil, podem ser elevados, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A segunda frente fria deve se aproximar do Estado por volta do dia 27. Embora tenha menor potencial de provocar chuvas intensas, esse sistema será marcado pela entrada de uma massa de ar frio que deve reduzir as temperaturas no interior paulista. A sensação térmica será mais acentuada nas primeiras horas do dia, com expectativa de manhãs frias após a passagem do sistema.

Apesar da ocorrência dessas frentes frias, agosto segue com tendência de tempo predominantemente seco no interior paulista. A região de Sorocaba deve registrar baixos índices de umidade relativa do ar (URA), o que aumenta consideravelmente o risco de incêndios florestais e queimadas.

Ontem (31), em Sorocaba, a URA ficou em 20%. O índice, registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é considerado baixíssimo, podendo causar problemas de saúde. Por isso, é importante reforçar a hidratação.

Massa de ar polar

Desde a madrugada de terça-feira (29), a população da RMS tem presenciado temperaturas bem baixas. Em algumas cidades, a mínima chegou perto do 0C. Conforme o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), o dia mais gelado na região foi na quarta-feira (30), registrando 0,7ºC em Itapetininga, 3ºC em Salto e 3,4ºC em São Roque. Já em Sorocaba, ontem (31) foi o dia mais frio na cidade, com 5,9ºC.

A massa de ar polar já começa a se afastar do Estado, elevando um pouco a temperatura. Contudo, como é de característica da estação, as manhãs e noites continuam geladas, enquanto durante à tarde, com a incidência solar, há uma sensação de calor.