Zona norte
Polícia faz reconstituição de atropelamento fatal
A Polícia Civil fez ontem (31) a reconstituição do atropelamento que resultou na morte de um idoso no dia 9 de julho, na avenida Edward Frufru Marciano da Silva, na zona norte de Sorocaba. A ação contou com o apoio de agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob), responsáveis por organizar o trânsito.
O delegado titular do 8º Distrito Policial, Acácio Aparecido Leite, explicou que a reconstituição é uma etapa técnica da investigação. “As imagens são importantes para a polícia, junto com os depoimentos. O escaneamento da cena permite saber como era a velocidade do motorista no momento do atropelamento”, afirma.
Policiais usaram drones para mapear o local de diferentes ângulos. Segundo o delegado, a tecnologia contribui para ampliar a análise da perícia. “O mapeamento com drones permite outras opções de perspectiva do acidente. Também vamos ouvir mais pessoas para complementar a investigação”, disse. O motorista envolvido no atropelamento já foi ouvido pela Polícia Civil e, após prestar depoimento, foi liberado.
Sorocaba está entre os municípios com maior número de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo. Para Acácio Leite, a maioria das ocorrências está relacionada ao comportamento dos condutores. “Falta atenção e responsabilidade no trânsito, há excesso de velocidade. Algumas situações envolvem imprudência do pedestre, mas na maioria das vezes a culpa é do motorista”, diz o delegado. (Murilo Aguiar - programa de estágio)