Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conservação

Centro Esportivo está em situação de abandono

CE Jornalista Armando Baccelli, na Vila Gabriel, é alvo de críticas por mato alto e má conservação

28 de Julho de 2025 às 23:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Irregularidades e buracos no gramado comprometem a prática esportiva e aumentam o risco de lesões, apontam jovens
Irregularidades e buracos no gramado comprometem a prática esportiva e aumentam o risco de lesões, apontam jovens (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Apesar de contar com diversos espaços destinados ao lazer, bem-estar e à prática esportiva, Sorocaba ainda enfrenta desafios na manutenção desses equipamentos públicos. Além dos tradicionais parques, como o das Águas e o do Paço Municipal, a cidade abriga Centros Esportivos (CEs), que oferecem estrutura gratuita para atividades físicas. No entanto, a falta de manutenção periódica tem comprometido a qualidade desses espaços, como é o caso do Centro Esportivo “Jornalista Armando Baccelli”, localizado na Vila Gabriel.

Frequentadores do local denunciam que a roçagem da vegetação acontece com longos intervalos, resultando em mato alto e riscos à segurança. A situação, segundo eles, é recorrente e afeta diretamente a experiência no espaço.

“Acredito que o mato alto é um perigo para nós, até porque pode atrair animais peçonhentos”, afirma Silvio Barreto Soares, de 19 anos, que costuma frequentar o centro esportivo. Ele também observa que o campo de futebol apresenta problemas estruturais que comprometem a prática esportiva. “Eu e meu amigo também percebemos que há muitos buracos no campo de futebol. Acredito que precisaria de uma reforma”, completa.

O estudante Rayck Moreira Santiago, de 18 anos, concorda com a avaliação sobre o gramado. Para ele, o desnível no campo é um obstáculo para quem tenta jogar futebol com segurança. “Durante o jogo, a irregularidade do gramado atrapalha bastante. Além disso, aumenta o risco de queda ou até mesmo de uma lesão”, comenta.

Já o jovem aprendiz Vitor Fazzano, de 17 anos, destaca que sua principal reclamação também é sobre o mato alto. “Por muitas vezes, o mato atrapalha. Acho que a manutenção poderia ser mais frequente para evitar isso”, diz.

Por outro lado, Vitor elogia outros aspectos do espaço. “Em relação à pintura e à estrutura, não tenho do que reclamar. O espaço é muito bom”, afirma. Ele também reforça a importância de manter ambientes como esse em boas condições. “Acredito ser muito importante ter locais assim para a prática de esportes e atividades físicas em Sorocaba”, conclui.

O que diz a Prefeitura...

O jornal Cruzeiro do Sul questionou a administração municipal sobre a situação atual do CE da Vila Gabriel. Em nota, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) afirmou que a revitalização de espaços públicos, como os Centros Esportivos, é um compromisso desde 2021 e citou algumas reformas feitas.

Entre elas, a pasta municipal destacou as revitalizações das quadras poliesportivas do Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus, e do Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no Jardim Maria Eugênia. Neste último, também aconteceu a reforma completa do campo de futebol. A ampliação e reforma do vestiário do Centro Esportivo “Dr. Pitico”, na Vila Angélica, também foi citada.

Em relação às questões pontuais indicadas pela reportagem, a Sequav comunicou que irá averiguar cada ponto de melhoria mencionado e providenciar as devidas soluções e providências, o mais rapidamente possível. "Os Centros Esportivos de Sorocaba recebem manutenções, de forma permanente, como roçagem, limpeza e pintura, por exemplo, conforme a necessidade. Além disso, projetos estão sendo finalizados para futura revitalização dos três espaços citados", acrescentam.

Já a respeito do lixo, a pasta informou que a Prefeitur retornou a campanha de conscientização sobre a importância do descarte correto. 

João Frizo - programa de estágio

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos